Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/1756
Title: Técnicas para o aumento do desempenho e da disponibilidade em data warehouses
Authors: Bernardino, Jorge Fernandes Rodrigues 
Orientador: Madeira, Henrique dos Santos Carmo
Keywords: Engenharia Informática
Issue Date: 24-Jan-2002
Citation: BERNARDINO, Jorge Fernandes Rodrigues - Técnicas para o aumento do desempenho e da disponibilidade em data warehouses. Coimbra, 2000. 261 p.
Abstract: Nesta tese é proposta uma técnica inovadora para resolver o problema da velocidade das pesquisas e da escalabilidade em data warehouses. Partindo do clássico método de particionamento uniforme a baixo nível (factos), propõe-se uma nova técnica que permite distribuir os dados de uma data warehouse por um número arbitrário de computadores, sendo as pesquisas executadas em paralelo e de forma independente em cada um dos computadores, garantindo por isso um aumento de velocidade aproximadamente óptimo. Esta técnica, chamada DWS (Data Warehouse Striping), é especialmente adaptada às data warehouses implementadas sobre repositórios relacionais. Apesar do aumento potencial de velocidade e de escalabilidade que pode ser conseguido usando a técnica DWS, o facto da data warehouse estar distribuída por um elevado número de computadores aumenta fortemente a probabilidade de avaria num ou mais computadores, o que limita grandemente a utilização prática de DWS. Para resolver este problema é proposta uma solução radicalmente diferente da clássica abordagem baseada em tolerância a falhas, recorrendo a técnicas de resposta aproximada às pesquisas. O sistema continua a funcionar mesmo se um dado número de computadores estiver indisponível, sendo devolvida uma resposta aproximada que consiste num valor estimado do resultado final e num intervalo de confiança sobre a precisão do resultado estimado. Os resultados analíticos e experimentais apresentados nesta tese mostram que o erro introduzido nos resultados das pesquisas pode ser realmente muito pequeno. A tese termina mostrando que a técnica DWS pode ser concretizada facilmente pela tecnologia actualmente existente, sendo propostos para o efeito dois cenários distintos de utilização prática: um usando um cluster de computadores dedicados (ideia base) e o outro utilizando os computadores que já existem numa organização. Ambos os cenários são objecto de uma avaliação muito completa, tanto analítica como experimental, usando para o efeito dois conhecidos benchmarks.
Description: Tese de doutoramento em Engenharia Informática apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/1756
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Informática - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s)

332
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.