Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/1752
Title: Método orientado por objectos para a análise da arquitectura de informação no decurso do planeamento de sistemas de informação.
Authors: Gomes, Rui Manuel da Silva 
Orientador: Figueiredo, António Costa Dias de
Keywords: Engenharia Informática
Issue Date: 15-Mar-1999
Citation: Método orientado por objectos para a análise da arquitectura de informação no decurso do planeamento de sistemas de informação. Coimbra, ed. aut., 1998, 216 p.
Abstract: A arquitectura de informação é um componente fundamental do planeamento de sistemas de informação (PSI), por identificar as necessidades mais importantes de informação para o negócio, os requisitos em sistemas de informação, tecnologias da informação e infra-estruturas organizacionais, de modo a gerar vantagens competitivas para a organização. A arquitectura da informação, uma componente importante da arquitectura do Sistema de Informação, identificada pela actividade de planeamento, tem sido definida pelos dados necessários ao suporte das actividades da organização, numa perspectiva de arquitectura de dados e modelada, na maior parte dos casos, utilizando os diagramas entidade-relacionamento e os diagramas de fluxo de dados. As dificuldades de compreensão e comunicação geradas entre os utilizadores do negócio e profissionais dos sistemas de informação da referida arquitectura, quando modelada com diagramas entidade-relacionamento, as características vantajosas da abordagem orientada por objectos, tanto para o desenvolvimento de sistemas de informação como para a modelação do negócio, e a não existência de métodos com o objectivo específico de definir a arquitectura de informação com objectos durante a actividade de PSI conduziram ao desenvolvimento de um método com esta finalidade. O método proposto tem, pois, por objectivo conduzir à definição (modelação) de uma arquitectura de informação do SI da empresa e seu negócio (o mais independente da sua estrutura), no decurso do PSI. Esta arquitectura de informação de alto nível, de fácil compreensão e comunicação, dá importância à informação de acordo com a sua relação com a missão, objectivos e factores críticos de sucesso ; é modelada com objectos actividade (funcional e interfuncional interna e externa), recurso (funcional e interfuncional interno e externo) e produto (interno e externo) ; apoia a identificação de sistemas de informação ; e é um suporte, ainda que incompleto, à identificação de requisitos para esses mesmos sistemas.
Description: Tese de doutoramento em Engenharia Informática apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/1752
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Informática - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s)

78
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.