Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/1751
Title: Contribuições para o desenvolvimento de aplicações educacionais que envolvam técnicas de simulação.
Authors: Marcelino, Maria José Patrício 
Orientador: Mendes, Maria Teresa Ferreira Soares
Keywords: Engenharia Informática
Issue Date: 25-May-1999
Citation: Contribuições para o desenvolvimento de aplicações educacionais que envolvam técnicas de simulação. 1 vol. Coimbra. 1998, 307 p.
Abstract: A utilização de técnicas de simulação em educação é conhecida há muitos anos. No entanto, essa utilização não é isenta de dificuldades, que são sentidas pelos vários intervenientes do processo e que se reflectem no planeamento, concepção, construção e utilização das mesmas, pois, autores, professores e utilizadores carecem de indicações completas e precisas sobre como planear, conceber, construir e utilizar actividades pedagógicas que envolvam essas técnicas. Assim sendo, surgiu-nos a necessidade de desenvolver, nesta tese, um modelo que apoiasse a sua utilização em educação. A este modelo chamámos "The Educational Simulation Paradigm" (ESP). O objectivo principal deste modelo é fornecer um conjunto de conceitos, prescrições e orientações ao autor, professor e utilizador da simulação educacional que lhes possibilitem o planeamento, concepção, construção e utilização de actividades educativas que envolvam as referidas técnicas de uma forma mais eficaz e eficiente. Complementarmente a este modelo desenvolvemos um protótipo de um conjunto integrado de ferramentas de autoria, o ambiente SIM-BEST ("SIMulation - computer-Based Educational Support Tools"), pois consideramos que uma solução deste tipo pode facilitar a tarefa de construção e utilização de produtos informáticos que recorram a técnicas de simulação e que obedece a um conjunto de requisitos que foram identificados como importantes no decurso do desenvolvimento do ESP. Entre esses requisitos contam-se a facilidade de utilização e de construção dos materiais, a possibilidade de desenvolver produtos de vários tipos que utilizem estas técnicas, nomeadamente modelos, quasi-simulações e programas de simulação, a facilidade de combinar componentes de produtos diversos num novo produto, a possibilidade de utilizar diferentes formas de representação, de integrar outros meios e dados da experimentação num produto, de recorrer a técnicas de animação específicas para simulação, de aceder e de consultar informação proveniente do exterior.
Description: Tese de doutoramento em Engenharia Informática apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/1751
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Informática - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s)

206
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.