Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/1704
Title: Fissuração das alvenarias : estudo do comportamento das alvenarias sob acções térmicas
Other Titles: Masonry cracking: research on masonry behaviour under thermal actions
Authors: Silva, José António Raimundo Mendes da 
Orientador: Almeida, Victor Carlos Trindade Abrantes de
Tadeu, António José Barreto
Keywords: Construções; Engenharia Civil; Alvenaria; Paredes; Tijolo à vista; Fissuração de Paredes
Issue Date: 18-Mar-1999
Citation: Silva, José António Raimundo Mendes da - Fissuração das alvenarias : estudo do comportamento das alvenarias sob acções térmicas. Coimbra, 1998.
Abstract: A fissuração das paredes de alvenaria é um dos defeitos mais frequentes nos edifícios actuais, com graves repercussões no seu desempenho face às exigências de aspecto, conforto, resistência mecânica, estabilidade e estanquidade à água da chuva. Neste trabalho apresenta-se uma síntese das causas principais de fissuração das paredes de alvenaria sem função estrutural e das correspondentes técnicas de prevenção, diagnóstico e reparação. A fissuração das paredes devida às acções térmicas de origem climática é estudada com maior detalhe, descrevendo-se as acções climáticas e as suas repercussões sobre o comportamento mecânico das paredes. Numa segunda fase, caracterizam-se experimentalmente um tipo de tijolo maciço e uma argamassa hidráulica, sob acções mecânicas e termo-higrométricas. Com esses materiais constroem-se provetes de alvenaria que também se ensaiam, registando o seu comportamento com recurso a extensómetros e termopares. A partir da informação bibliográfica e do estudo experimental propõe-se e valida-se um método de cálculo de previsão da 1a. fissuração das paredes de alvenaria sob acções de carácter térmico, com a criação de um programa de cálculo automático, baseado no método dos elementos finitos. Na fase final, utiliza-se o programa criado para aplicar o método de cálculo e avaliar o efeito de diferentes condições de apoio, geometria das paredes e características dos materiais, na evolução do risco de fissuração das alvenarias. Dos resultados obtidos tiram-se conclusões sobre os factores que mais influenciam as paredes de alvenaria não-estrutural sob este ponto de vista e definem-se medidas para a prevenção da fissuração.
Description: Tese de doutoramento em Engenharia Civil (Construções) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/1704
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Civil - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s) 20

937
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.