Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/15530
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMachado, Teresa Sousa-
dc.contributor.authorRodrigues, Anabela Ramos-
dc.date.accessioned2011-07-15T15:06:19Z-
dc.date.available2011-07-15T15:06:19Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/15530-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia do Desenvolvimento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra sob a orientação da prof. Doutora Teresa Sousa Machado.por
dc.description.abstractNo presente trabalho, pretende-se investigar a questão da indisciplina em sala de aula, vista na perspectiva dos alunos do 7º e 8º ano de escolaridade, através da análise das respostas dadas a questionários dirigidos aos alunos. Adicionalmente, pretendia-se avaliar a opinião de professores sobre a mesma temática. A escolha dos alunos deste grupo etário deveu-se a factores vários, como nossa experiência profissional, pedidos de ajuda dos professores e pais, impacto que o tema desperta na comunicação social e na sociedade em geral (e traduzindo-se, por vezes, mais em “clichés” do que duma análise que possa orientar práticas mais adequadas). Como assunto principal deste estudo aparece a indisciplina e como subtemas o sucesso ou insucesso dos alunos, a indisciplina na perspectiva dos professores e a importância do papel dos pais na participação da vida escolar dos filhos. O questionário utilizado para os alunos é da autoria de Freire (1991). Foram elaborados mais dois questionários: um para os professores onde se questiona se o aluno tem sucesso ou insucesso escolar e se a indisciplina verificada é dirigida aos professores ou aos colegas, outro para os pais com intuito de averiguar a importância do envolvimento na educação escolar dos filhos. Após aplicação dos questionários foi alterado o objectivo inicial do estudo por falta de colaboração dos professores e dos pais numa das escolas. A amostra deste estudo decorreu em duas escolas do terceiro ciclo (7º e 8ª ano) de Viana do Castelo: Escola EB2/3 Frei Bartolomeu dos Mártires - Stª Maria Maior e a Escola EB2/3 Carteado Mena – Darque. Participaram 284 alunos num total das duas escolas, 5 professores/directores de turma e 15 pais. Os resultados obtidos sugerem que os adolescentes precisam de se sentir apoiados e protegidos pela família e pelos professores. O apoio da família é primordial para o bom comportamento em sala de aula e para o sucesso escolar. Estes jovens têm noção das regras do viver em sociedade, mas, na prática a sua postura nem sempre se harmoniza com aquilo que é socialmente bem aceite pela sociedade. Valorizam o envolvimento familiar nas actividades escolares e o interesse e empenho que os professores demonstram por eles.por
dc.description.sponsorshipThe present work aims to investigate the issue of indiscipline in the classroom, viewed from the perspective of students in 7th and 8th grade, by analyzing responses to questionnaires sent to students. Additionally, it aimed to evaluate the opinion of teachers on the same topic. The choice of the students of this age group was due to several factors, such as our professional experience, requests for help from teachers and parents, the impact that the issue arouses in the media and society in general (and resulting, sometimes more in cliches than an analysis that could guide best practices). As the main subject of this study appears to indiscipline and subthemes as the success or failure of students, indiscipline in the perspective of teachers and the important role of parents participation in school life of children. The questionnaire used for the students is the work of Freire (1991). Were prepared two questionnaires: one for teachers where one asks whether the student has success or failure at school and indiscipline is checked for teachers or colleagues, one for parents with a view to ascertain the importance of involvement in school education of children. After the questionnaires was changed the original purpose of the study for lack of cooperation from teachers and parents in schools. The sample was in two graduate schools (7th and 8th year) de Viana do Castelo: Escola EB2/3 Frei Bartolomeu dos Mártires - Stª Maria Maior - Escola EB2/3 Carteado Mena – Darque. 284 students participated in a total of two schools, five teachers and 15 directors of the class parents. The results suggest that adolescents need to feel supported and protected by family and teachers. Family support is vital for good behavior in the classroom and for school success. These young people are aware of the rules of living in society, but in practice your posture is not always attuned to what is socially well accepted by society. They value family involvement in school activities and the interest and commitment that teachers show for them.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSucesso escolarpor
dc.subjectIndisciplinapor
dc.titleIndisciplina escolar perspectivada por um grupo de alunos do terceiro ciclo de duas escolas de Viana do Castelopor
dc.typeworkingPaperpor
dc.peerreviewedYespor
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypeworkingPaper-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-1012-8660-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Anabela Rodrigues.pdf531.53 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 1

2,700
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

7
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.