Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/15420
Título: | Violência conjugal: representações sociais e atribuições numa amostra de estudantes de psicologia do mestrado integrado | Autor: | Paiva, Liliana Susete Maia | Orientador: | Alberto, Isabel | Palavras-chave: | Representações sociais; Violência conjugal | Data: | 2010 | Resumo: | O presente estudo teve como objectivo principal identificar as representações sociais da violência conjugal, numa amostra de estudantes de Mestrado Integrado em Psicologia, a frequentar o primeiro e quinto anos. Foi administrado um protocolo de investigação que incluía o Questionário de Violência Conjugal – Histórias (QRVC-HIS); a Escala de Crenças sobre a Violência Conjugal (ECVC) e o Questionário de Violência Conjugal – Causas, Manutenção e Resolução (QVC-CMR). Os resultados revelam que, embora os níveis globais de legitimação sejam baixos, os estudantes do primeiro ano demonstram atitudes mais tolerantes face à violência na conjugalidade. Na análise dos factores de activação, manutenção e resolução que os estudantes crêem fazer parte da dinâmica dos comportamentos violentos, verificou-se que as causas são atribuídas ao agressor e a factores sociais e culturais, enquanto a manutenção dos abusos é tida como responsabilidade da vítima. Como factores de resolução, ressaltaram a sensibilização/educação dos jovens nas escolas, a denúncia e a protecção da vítima e dos filhos. The present study aims to identify the social representations of conjugal violence in a Psychology Masters Degree sample of students attending to first and fifth years. Was administered a research protocol that included the Conjugal Violence Questionnaire – Stories (QRVC-HIS), the Scale of Beliefs about Conjugal Violence (ECVC) and Conjugal Violence – Causes, factors of maintenance and resolution (QVC-CMR). The results reveal that even though the global legitimating levels are low, first year students reveal a more tolerant attitude towards conjugal violence. Analyzing the activation factors, maintenance and resolution, that students believe to be part of violent behavior dynamics; we verified that the principal cause is attributed to the aggressor and cultural/social factors, whilst the abuse maintenance is thinking as victims’ responsibility. As resolution factors, were stressed the awareness/education of young people at schools, the deletion and protection of both, victim and children. |
Descrição: | Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, área de sub-especialização em Psicologia Sistémica, Saúde e Família, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, sob a orientação da Professora Doutora Isabel Alberto. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/15420 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FPCEUC - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Liliana Paiva.pdf | 1.62 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.