Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/13581
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPedrosa, Mª Arminda-
dc.date.accessioned2010-08-05T12:07:16Z-
dc.date.available2010-08-05T12:07:16Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationRevista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias. 7:nº extraordinario (2010) 346-362en_US
dc.identifier.issn1697-011X-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/13581-
dc.description.abstractNo contexto de emergência da Década das Nações Unidas de Educação para Desenvolvimento Sustentável, como noutros, emergentes desta iniciativa, ou com ela relacionados, particularmente referentes a boas práticas, procede-se a uma breve revisão de documentos importantes relativamente a prioridades para as ciências e a educação científica. Reconhecendo a importância dos professores, incluindo os de ciências e, em particular, os de Física e Química, para reorientarem os currículos de cujo ensino são responsáveis no sentido de educação para desenvolvimento sustentável, referem-se dois programas de formação contínua e desenvolvimento profissional de professores. Apresentam-se sumariamente aspectos salientes, numa perspectiva de educação para a sustentabilidade e remetendo para fontes de informação pertinentes. Um dos programas realizou-se num departamento universitário de química, destinou-se a professores de Física e Química dos Ensinos Básico e Secundário e intitulou-se “Temáticas CTS em ensino de Química – Abordagens envolvendo trabalho laboratorial”, enquanto o outro, que se intitulou “Educação para um Desenvolvimento Sustentável - Mudanças Climáticas e Edublogues Climántica” e se destinou a professores de Ciências dos Ensinos Básico e Secundário, ainda decorre num centro de formação de uma associação de escolas (Ensinos Básico e Secundário), tem o apoio institucional da UNESCO (Portugal) e envolve, como formadores, professores universitários cujos perfis profissionais representam diversas áreas científicas, e do Ensino Básico e Secundário com experiência em Edublogues Climántica.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectEducação para desenvolvimento sustentávelen_US
dc.subjectEducação científicaen_US
dc.subjectFormação de professoresen_US
dc.subjectBoas práticasen_US
dc.titleCiências, Educação Científica e Formação de Professores para Desenvolvimento Sustentávelen_US
dc.typearticleen_US
degois.publication.firstPage346en_US
degois.publication.lastPage362en_US
degois.publication.titleRevista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Cienciasen_US
dc.identifier.doi10.25267/rev_eureka_ensen_divulg_cienc.2010.v7.iextra.15-
item.openairetypearticle-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:FCTUC Química - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
Show simple item record

WEB OF SCIENCETM
Citations

1
checked on Mar 2, 2024

Page view(s) 50

582
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

321
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.