Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/12407
Title: TERRITÓRIOS DO CONHECIMENTO, ECONOMIA DIGITAL E POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO: O SISTEMA DE INCENTIVOS À ECONOMIA DIGITAL (SIED)
Authors: Fernandes, Ricardo Jorge Lopes 
Fernandes, Rui Jorge Gama 
Keywords: Economia digital; Políticas de desenvolvimento; Sistema de Incentivos à Economia Digital
Issue Date: Oct-2008
Citation: FERNANDES, Ricardo e GAMA, Rui (2008) Territórios do conhecimento, economia digital e políticas de desenvolvimento: o Sistema de Incentivos à Economia Digital (SIED). Actas do 3º Congresso Luso-brasileiro para o Planeamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável. Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1 a 3 de Outubro de 2008).
Series/Report no.: Actas do 3º Congresso Luso-brasileiro para o Planeamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável
Abstract: A emergência de territórios inteligentes advém da redefinição de novas políticas de desenvolvimento que promovem o conhecimento, a aprendizagem e a sociedade do conhecimento. Deste modo, torna-se importante aferir de que forma a economia digital poderá contribuir para a criação de territórios do conhecimento. Assim, no caso português e pensando as políticas económicas e de conhecimento direccionadas à inovação e às empresas, é central que se analise o Sistema de Incentivos à Economia Digital – SIED. Deste modo, face às mudanças actuais e à presença de um novo quadro de financiamento europeu, é fundamental perceber o aproveitamento destas políticas e das potencialidades territoriais de modo tornar a actuação dos diferentes agentes mais adaptada às reais prioridades dos territórios. A presente avaliação da tradução espacial e do aproveitamento do SIED terá como objectivo a “medição” dos potenciais digitais dos territórios e a sua correlação com o contexto territorial das cidades e regiões.
URI: https://hdl.handle.net/10316/12407
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Geografia - Artigos em Livros de Actas

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Fernandes&Gama_PLURIS_2008.pdf742.92 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

313
checked on Apr 9, 2024

Download(s) 50

247
checked on Apr 9, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.