Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/11604
Title: Algumas Estratégias para a Melhoria da Qualidade dos Serviços de Saúde
Authors: Ferreira, Pedro Lopes 
Seco, Olga Maia 
Issue Date: Jun-1993
Publisher: Centro de Estudos Sociais
Citation: Revista Crítica de Ciências Sociais. 37 (1993) 159-172
Abstract: A satisfação dos utentes em relação ao seu estado de saúde e aos cuidados prestados pelas instituições de saúde não tem acompanhado a melhoria substancial do estado de saúde da população. Face a esta situação, há que agir, apresentando uma imagem mais correcta dos serviços de saúde e prestando uma melhor qualidade de cuidados de saúde. E esta melhor qualidade passa, necessariamente, não só pela melhoria técnica dos serviços prestados, mas também por um melhor acesso à saúde, por uma melhor informação relativamente ao próprio estado de saúde do doente, pelo carinho com que este é tratado e pela atenção dedicada aos seus sentimentos e valores. Neste artigo analisamos alguns conceitos considerados pilares fundamentais para a melhoria contínua da qualidade, nomeadamente os conceitos de processo e de consumidor, a necessidade de se estudar a variação e, por fim, a utilização de ferramentas científicas para a gestão da qualidade
URI: https://hdl.handle.net/10316/11604
ISSN: 0254-1106
Rights: openAccess
Appears in Collections:FEUC- Artigos em Revistas Nacionais
I&D CES - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 5

1,304
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 20

3,221
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.