Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/115664
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ribeiro, Ana Isabel | - |
dc.contributor.author | Serrano, Clara | - |
dc.contributor.author | Neto, Sérgio | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-17T19:15:01Z | - |
dc.date.available | 2024-07-17T19:15:01Z | - |
dc.date.issued | 2024-07 | - |
dc.identifier.isbn | ISSN: 2697-049X | pt |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/115664 | - |
dc.description.abstract | Nos últimos anos, na sequência do debate sobre racismo, xenofobia e intolerância, impulsionado por movimentos ativistas, tem-se reexaminado o papel da Escola e da disciplina de História na desconstrução daqueles preconceitos. No caso português, críticas ao eurocentrismo e ao racismo estrutural nos manuais de História têm surgido diversos estudos e em recomendações oficiais. O recém-aprovado (2022) Plano Nacional de Combate ao Racismo e à Discriminação (2021-2025) prevê alterar os manuais. O ano letivo de 2022/2023 ficará marcado pela adoção dos manuais do 8.º ano, elaborados de acordo com o novo documento de orientação curricular, em vigor desde julho de 2018, as Aprendizagens Essenciais. Este referencial preconiza a introdução de mudanças significativas na forma como os alunos reconhecem a submissão violenta dos diversos povos e o tráfico de seres humanos como uma realidade da expansão ibérica. Utilizando uma metodologia comparativa e analítica, o objetivo desta comunicação é examinar e estudar as visões que os manuais de História portugueses do 8.º ano projeta(ra)m da expansão ibérica nas últimas três décadas (1992-2022), procurando fazer a discussão das continuidades e ruturas, convergências e divergências, internas e externas. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Editorial de la Universidad de Castilla-La Mancha | pt |
dc.rights | openAccess | pt |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt |
dc.subject | manuais escolares | pt |
dc.subject | colonização portuguesa | pt |
dc.title | “Aí andavam outros, quartejados de cores”. Visões da alteridade e da autoridade na colonização portuguesa nos manuais de história do 8.º ano. | pt |
dc.type | bookPart | pt |
degois.publication.firstPage | 413 | pt |
degois.publication.lastPage | 421 | pt |
degois.publication.location | Cuenca | pt |
degois.publication.title | La Historia Moderna en la Enseñanza Secundaria. Recursos, análisis y formación, | pt |
dc.relation.publisherversion | https://ruidera.uclm.es/entities/publication/328352b8-4873-4ae6-850f-86ac5c757a5e | pt |
dc.peerreviewed | yes | pt |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.18239/jornadas_2024.51.00 | pt |
dc.date.embargo | 2024-07-01 | * |
uc.date.periodoEmbargo | 0 | pt |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.openairetype | bookPart | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
Appears in Collections: | FLUC Secção de História - Livros e Capítulos de Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Capítulo HM_ES.pdf | 278.46 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
11
checked on Jul 24, 2024
Download(s)
5
checked on Jul 24, 2024
Google ScholarTM
Check
Altmetric
Altmetric
This item is licensed under a Creative Commons License