Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/115480
Title: | O assédio sexual nas instituições de Ensino Superior em Portugal - representações de estudantes relativamente ao género | Authors: | Neto, Daniela Sofia | Keywords: | Assédio sexual; Instituições de Ensino Superior; Género; Focus Groups; Sexual Harassment; Higher Education Institutions; Gender; Focus Groups | Issue Date: | Dec-2023 | Publisher: | Escola Superior de Educação de Coimbra | metadata.degois.publication.title: | Género, Diversidade Sexual e Direitos Humanos | metadata.degois.publication.location: | Coimbra | Abstract: | O assédio sexual é uma forma de violência de género que tem vindo a ganhar atenção no seio das Instituições de Ensino Superior em Portugal (IES), no entanto, a investigação neste domínio é escassa. A vitalidade da Convenção de Istambul gerou acesos debates em torno desta problemática, expurgando os entendimentos acerca dos comportamentos que engloba e gerando (des)acordos que se prendem com a ilicitude do flirt e da sedução. Partindo da análise temática de focus groups, pretende-se explorar os entendimentos sobre o feminino e o masculino e a articulação com o assédio sexual. Esta análise conclui que prevalece a perpetuação de imagens estereotipadas que assentam em pressupostos patriarcais que têm vindo a manter a mulher numa posição subalterna. Sexual harassment is a form of gender-based violence that has been gaining attention within Higher Education Institutions in Portugal (HEIs), however, research in this area is scarce. The vitality of the Istanbul Convention has generated heated debates around this issue, purging understandings about the behaviours it encompasses and generating (dis)agreements regarding the illicit nature of flirting and seduction. Based on a thematic analysis of focus groups, the aim is to explore understandings of femininity and masculinity and their articulation with sexual harassment. This analysis concludes that stereotypical images prevail, based on patriarchal assumptions which have maintained women in a subordinate position. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/115480 | ISBN: | 978-989-9145-09-2 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CES - Livros e Capítulos de Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O assedio sexual nas instituicoes de ensino superior.pdf | 461.91 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
70
checked on Nov 5, 2024
Download(s)
35
checked on Nov 5, 2024
Google ScholarTM
Check
Altmetric
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.