Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/115343
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Maria Joana de Almeida Vieira dos-
dc.contributor.authorSitoe, Marta Zefanias-
dc.date.accessioned2024-05-27T22:00:49Z-
dc.date.available2024-05-27T22:00:49Z-
dc.date.issued2024-04-11-
dc.date.submitted2024-05-27-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/115343-
dc.descriptionTese de Doutoramento em Linguística do Português apresentada à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractThe present work focuses on understanding the pedagogical implications of using writing, specifically essay writing, to develop academic literacy and as a learning tool. The research, being qualitative, is based on the action research methodology and lies in cognitive models of writing (Hayes & Flower, 1981; Berteiter & Scardamalia, 1987), in constructivist approaches (Piaget, 1929, 1932, 1963; Vygotsky, 1978) and socio-discursive interactionism (Bronckart, 2003; 2006). The study was conducted in the Portuguese Didactics II subject and involved a third-year class of the Portuguese Teaching degree course with 39 students. The methodological design included the design, implementation, and evaluation of the pedagogical mediation of the essay writing process (planification, production, and revision) as activities aimed at building didactic knowledge about Portuguese teaching. To understand the effects of the experience carried out, we sought to collect the participants' perceptions through a semi-structured questionnaire and a corpus consisting of essays produced during the intervention, which was used to identify evidence of the positive effects pointed out by the participants in response to the questionnaire. The informants' statements state that using essay as a learning tool (i) encouraged them to commit to reading the texts that mediated learning of the selected topics; (ii) contributed to the understanding of the topics they wrote about; (iii) allowed the appropriation of essay production processes, and (iv) development of argumentative capacity. The analysis of the essays allowed collecting data that corroborates the informants' statements. These results indicate that the use of essays as a knowledge construction tool has positive effects on the educational process, as it not only allows greater involvement and autonomy of students in the learning process but also promotes the development of a set of skills related to literacy academic – reading, writing, ability to reflect and critically analyze the topics covered.eng
dc.description.abstractO presente trabalho foca-se na compreensão das implicações pedagógicas do uso da escrita, especificamente da escrita do ensaio, como um instrumento ao serviço do desenvolvimento da literacia académica e da construção de conhecimento. A pesquisa, de natureza qualitativa, assenta na metodologia de investigação-acção e ancora-se nos modelos cognitivos processuais da escrita (Hayes & Flower, 1981; Berteiter & Scardamalia, 1987), em abordagens construtivistas (Piaget, 1929, 1932, 1963; Vygotsky, 1978) e no interacionismo sociodiscursivo (Bronckart, 2003; 2006). A investigação foi conduzida numa turma do terceiro ano do curso de licenciatura em Ensino de Português e envolveu 26 estudantes que frequentavam a disciplina de Didática do Português II. O desenho metodológico contemplou a conceção, a implementação e a avaliação da mediação da aprendizagem dos processos de planificação, produção e revisão do ensaio enquanto atividades direcionadas para a construção de saberes sobre a didática do português. Com o propósito de compreender os efeitos da experiência realizada, procurou-se colher as perceções dos participantes através de um questionário semi-estruturado e analisou-se um corpus constituído por ensaios produzidos durante a intervenção no sentido de identificar evidências dos efeitos positivos apontados pelos participantes em resposta ao questionário.As declarações dos informantes referem que a utilização didática do ensaio como ferramenta de aprendizagem (i) estimulou-os a empenharem na leitura dos textos que mediavam aprendizagem dos temas selecionados; (ii) contribuiu para a compreensão dos tópicos sobre os quais escreveram; (iii) permitiu a apropriação dos processos de produção do ensaio, e o (iv) desenvolvimento da capacidade argumentativa. A análise dos ensaios permitiu colher dados que corroboram as declarações dos informantes. Estes resultados indiciam que a utilização do ensaio como ferramenta de construção de conhecimento tem efeitos positivos no processo educativo, pois não só permite um maior envolvimento e autonomia dos alunos no processo de aprendizagem como também promove o desenvolvimento de um conjunto de competências relacionadas com a literacia académica – leitura, escrita, capacidade de reflexão e análise crítica sobre os temas tratados.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectInteracionismo sociodiscursivopor
dc.subjectensaio académicopor
dc.subjectescrever para aprenderpor
dc.subjectliteracia académicapor
dc.subjectlíngua segundapor
dc.subjectwriting to learneng
dc.subjectacademic ensayeng
dc.subjectacademic literacyeng
dc.subjectsecond languageeng
dc.subjectsocio discursive interactionismeng
dc.titleO ensaio Académico como Espaço Linguístico-Discursivo de Aprendizagem na Universidade em Moçambiquepor
dc.title.alternativeThe Academic essay as a Linguistic-Discursive Learning Space at the University in Mozambiqueeng
dc.typedoctoralThesis-
degois.publication.locationFLUC-
degois.publication.titleO ensaio Académico como Espaço Linguístico-Discursivo de Aprendizagem na Universidade em Moçambiquepor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid101771835-
dc.subject.fosHumanidades::Línguas e literaturas-
thesis.degree.disciplineLinguística-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.nameDoutoramento em Linguística do Português-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSitoe, Marta Zefanias::0000-0002-1164-0375-
uc.degree.classificationAprovado com Distinção e Louvor-
uc.degree.presidentejuriPereira, Maria Isabel Pires-
uc.degree.elementojuriGouveia, Carlos Alberto Marques::0000-0001-8532-6840-
uc.degree.elementojuriCarvalho, Matilde Alves Gonçalves de::0000-0003-0039-4401-
uc.degree.elementojuriSilva, Paulo Alexandre Magalhães Nunes da::0000-0001-9462-7717-
uc.degree.elementojuriSiopa, Maria da Conceição Filipe da Silva::0000-0003-0143-1139-
uc.degree.elementojuriSantos, Maria Joana de Almeida Vieira dos::0000-0002-6711-8113-
uc.degree.elementojuriRodrigues, Maria da Conceição Carapinha-
uc.contributor.advisorSantos, Maria Joana de Almeida Vieira dos::0000-0002-6711-8113-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.grantfulltextnone-
item.cerifentitytypePublications-
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento
Files in This Item:
Show simple item record

Page view(s)

42
checked on Jul 24, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons