Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/115170
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGallotti, Monica Marques Carvalho-
dc.contributor.authorBorges, Maria Manuel-
dc.contributor.authorPestana, Olívia-
dc.date.accessioned2024-05-17T08:50:58Z-
dc.date.available2024-05-17T08:50:58Z-
dc.date.issued2017-11-20-
dc.identifier.otherBASE:eabecb7a07e43a026444d920382f24063ed1239609579317a22d75928adb3256-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/115170-
dc.description.abstractO progresso científico e tecnológico experimentado nas últimas décadas tem vindo a produzir mudanças muito significativas na forma como se acede, organiza, produz e, sobretudo, difunde o conhecimento científico. O uso e aplicação intensiva da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) estão na origem de tais alterações, as quais têm provocado mudanças em todos os setores da sociedade atual, incluindo a academia. Este trabalho, parte de uma pesquisa doutoral, incide fundamentalmente sobre a utilização de novos métodos e ferramentas digitais nas práticas de acesso, criação e difusão da informação científica. De um modo mais preciso, propõe analisar como se dá o uso das TIC por parte de doutorandos em Ciência da Informação no Espaço Ibérico e no Brasil. A metodologia utilizada para a consecução dos objetivos teve dois momentos: começou por uma revisão de literatura, após a qual se seguiu a aplicação de uma abordagem mista, isto é, qualitativa e quantitativa, de modo a melhor poder caracterizar o objeto em análise. O estudo caracteriza-se como exploratório-descritivo. Foi feito um estudo de caso com doutorandos de seis Programas Doutorais em Ciência da Informação em Portugal, Espanha e Brasil. A recolha de dados foi feita por meio de entrevistas semiestruturadas e aplicação de um inquérito eletrônico onde foram obtidas 174 respostas. Face aos resultados quantitativos e às análises qualitativas foi possível perceber e mapear o modo como os estudantes de ciclos de estudos avançados em Ciência da Informação incorporam tais práticas no âmbito da sua investigação e como isso se traduz em suas práticas de comunicação de ciência. O estudo revelou que as TIC permeiam de forma pervasiva todas as fases da educação e produção doutoral, mas que concernente à publicação de resultados os respondentes evidenciam preferência por formatos tradicionais de comunicação e validação cientifica. Foi percebido que o grupo considera que a rápida evolução das TIC se constitui em um aspeto potencialmente negativo para a sua adopção e ainda, que os Programa Doutorais poderiam fomentar mais o uso destas ferramentas.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherImprensa da Universidadept
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectComunicação de ciênciapt
dc.subjectTecnologia da Informação e Comunicaçãopt
dc.subjectCiência da Informaçãopt
dc.subjectEducação Doutoralpt
dc.titleO uso da tecnologia da informação e comunicação por parte de doutorandos em ciência da informação: o caso do espaço ibérico e Brasilpt
dc.typeconferenceObjectpt
degois.publication.firstPage561pt
degois.publication.lastPage569pt
degois.publication.locationPortugalpt
degois.publication.titleVIII Encontro Ibérico EDICICpt
dc.date.updated2024-04-30T18:25:53Z-
dc.peerreviewedyespt
dc.description.version821F-CED0-75EA | Maria Manuel Lopes de Figueiredo Costa Marques Borges-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.slugcv-prod-1988470-
dc.date.embargo2017-11-20*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairetypeconferenceObject-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.orcid0000-0002-7755-6168-
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