Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/115165
Title: | «La plus éclatante victoire coûte trop cher»: (des)continuidades de matriz clássica na arte produzida durante o reinado de Luís XIV | Authors: | Lemos, Diogo | Keywords: | Luís XIV; Antiguidade Clássica; Continuidade/descontinuidade; Iconografia; retrato | Issue Date: | 2024 | Serial title, monograph or event: | Revista de História da Arte | Issue: | 17 | Abstract: | Como se sabe, a arte ao serviço de Luís XIV (1643‑715), particularmente a pública, foi marcada pela exploração intensa da temática de matriz clássica e mitológica, a qual foi instrumentalizada, sobretudo, (mas não exclusivamente) como um meca‑nismo de legitimação dos feitos “heroicos” e militares do rei. No sentido oposto, a segunda metade do governo luís‑quatorziano foi impactada por uma viragem de paradigma, apontada como a causa que subjaz à falência da arte produzida nestes moldes. Contudo, os formulários clássicos não deixam verdadeiramente de ser ins‑trumentalizados, mas antes astutamente adaptados a certos contextos de mudança.Centrado na descodificação iconográfica e narrativa de um conjunto de objetos artísticos associados a Luís XIV – respetiva e recorrentemente enquadrados como espelhos da “primeira” ou “segunda” metade do seu reinado –, o presente ensaio tem como principal objetivo a compreensão e o enquadramento das dinâmicas de interpretação, de (re)adaptação e de continuidade/descontinuidade da cultura artística de matriz clássica aplicada neste contexto. As is widely acknowledged, classical and mythological culture played a crucial role in constructing the “heroic” and military image of Louis XIV. Conversely, the sec‑ond half of the Louis‑Quatorzian government witnessed a paradigm shift, identified as the cause of the failure of art produced along these same formular‑ies. Yet classical iconography never truly ceased to be instrumentalised but was rather astutely adapted to a new context of change.Focused on the iconographic and narrative decoding of a set of artistic objects associated with Louis XIV — respectively and recurrently linked with either the “first” or the “second” half of his reign — the main objective of this essay is to understand and contextualise the dynamics of interpretation, (re)adaptation, and continuity/discontinuity within classical artistic culture applied in this context. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/115165 | ISSN: | 2182-3294 | DOI: | https://doi.org/10.34619/zehu-pv2o. | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FLUC Secção de Artes - Artigos em Revistas Nacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Lemos Diogo La plus éclatante victoire coûte trop cher’.pdf | 3.28 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.