Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/114763
Title: How CSR is Challenging Organizations: From the Driving Role of Greenstrategic Alliances to Green Innovation and Sustainability Performance
Other Titles: Como a RSC desafia as empresas: desde o papel impulsionador das alianças estratégicas verdes até a inovação verde e desempenho sustentável.
Authors: Cancela, Beatriz Rosa Lopes
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes Matos
Neves, Maria Elisabete Duarte
Keywords: Inovação verde; Ambidestria; Ambidexterity; Green innovation; -; -; -; -; -; -
Issue Date: 15-Feb-2023
Serial title, monograph or event: How CSR is Challenging Organizations: From the Driving Role of Greenstrategic Alliances to Green Innovation and Sustainability Performance
Place of publication or event: FEUC - Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
Abstract: Objetivo: O objetivo principal do presente trabalho é explicar como é que responsabilidade social corporativa desafia as empresas, investigando o papel da liderança, através das alianças estratégicas verdes, e o seu impacto na inovação verde e no desempenho sustentável. Para colmatar o objetivo desenvolveram-se quatro estudos: 1) facilita uma visão geral e integrada das investigações existente sobre liderança e responsabilidade social corporativa, identificando as pesquisas mais relevantes, reconhecendo lacunas e futuras oportunidades de pesquisa; 2) identifica os efeitos da ambidestria (exploration e exploitation) na responsabilidade social e inovação de produtos verdes, bem como o papel moderador da pressão do consumidor; 3) investiga a relação entre alianças estratégicas verdes e inovação sustentável e sucesso de novos produtos verdes; 4) investiga como as alianças estratégicas verdes influenciam a identidade organizacional verde e o desempenho da sustentabilidade através do efeito da visão e valor partilhado verde.Metodologia: Realizou-se uma análise bibliométrica e uma revisão de literatura de 1116 artigos obtidos na base de dados Web of Science (1990-2021), utilizando o software VOSviewer. Os três estudos empíricos utilizaram dados primários, baseados em dados transversais, utilizando três questionários (a-c). a) foi desenvolvido um questionário de 23 itens para investigar as relações propostas, aplicado em dois momentos, e respondido por dois respondentes críticos de cada empresa. b) e c) foram desenvolvidos e aplicados questionários de 60 itens em Portugal e na China. Propusemos três modelos teóricos que foram testados usando modelagem de equações estruturais.Resultados: O estudo bibliométrico mostrou que os futuros tópicos de pesquisa devem ser sobre estratégia verde; questões culturais e contextuais; e desenvolvimento de capacidades. Os estudos empíricos apresentaram evidências de uma influência positiva da ambidestria na sustentabilidade e, finalmente, no sucesso de novos produtos e na inovação de produtos verdes. A inovação de produtos verdes aumenta o sucesso de novos produtos devido à crescente demanda por produtos sustentáveis devido à maior pressão do cliente. As alianças estratégicas verdes melhoraram as práticas de responsabilidade social corporativa, promovendo produtos e processos verdes, além de contribuir para aumentar a visão compartilhada verde e social, bem como a sustentabilidade e a identidade organizacional verde.Implicações/Originalidades: Este estudo inovador forneceu várias sugestões para pesquisas futuras e enaltece mudanças necessárias na gestão das empresas: as empresas podem usar capacidades dinâmicas hierárquicas e equilibrar o exploration e exploitation, resultando em empresas ambidestras bem-sucedidas aproveitando programas de sustentabilidade e estratégias verdes; mesclar as teorias de criação de valor e aprendizagem organizacional para explicar como as alianças estratégicas verdes e a importância dos líderes em parcerias sustentáveis influenciam o comportamento sustentável das empresas; os líderes podem reconhecer como mudar as operações corporativas, para melhorar as abordagens inovadoras orientadas para um mundo mais verde; alianças estratégicas entre empresas desempenham um papel crucial que promove a identidade verde e o desempenho sustentável por meio de uma visão e valor mais ecológicos e sociais que favorece a sustentabilidade corporativa.Limitações: Este trabalho tem limitações inerentes que devem ser abordadas em pesquisas futuras. A investigação é baseada em dados transversais que inibem a comparação com outros períodos e o estabelecimento de uma causalidade clara, enquanto a amostragem de conveniência limita a generalização de nossos resultados. O papel dos gerentes e líderes precisa de mais investigação.
Purpose: Our main objective is to explain how corporate social responsibility is challenging companies, exploring the leading role of green strategic alliances in green innovation and sustainable performance. Four works were developed: 1) to provide an overview and synthesis of the existing body of knowledge on leadership and corporate social responsibility, identifying the most relevant research, recognizing gaps and future research opportunities; 2) to identify the effects of ambidexterity (exploration and exploitation) on social responsibility and green product innovation as well as the moderating role of consumer’s pressure; 3) to investigate the relationship between green strategic alliances and sustainable innovation and new green product success; 4) to investigate how green strategic alliances influence green organizational identity and sustainability performance through the effect of green shared vision and value.Methodology: A bibliometric analysis and a literature review were performed on 1116 documents obtained from the Web of Science database (1990-2021), using the VOSviewer software program. The three empirical studies used primary data, based on cross sectional data, using three questionnaires (a-c). a) a 23-item questionnaire was developed to explore the proposed relationships, applied in two moments, and answered by two critical respondents from each company. b) and c) 60-item questionnaires were developed and applied in Portugal and China. We proposed three theoretical models that were tested using structural equation modelling (SEM).Findings: The bibliometric study showed that the future research topics should on green strategy of organizations; cultural and contextual issues; and capabilities development. Secondly, a positive influence of ambidexterity on sustainability was shown, and ultimately on new product success and green product innovation. Green product innovation increases the success of new products due to the growing demand for sustainable products due to higher customer pressure. Green strategic alliances improved corporate social responsibility practices, promoting green products and processes, while also contributing to increase green and social shared vision as well as sustainability and green organizational identity. Implications/Originality: This innovative study provided several suggestions for future research and needed changes in companies’ management, which are briefly highlighted: companies may use hierarchical dynamic capabilities and balance exploration and exploitation, resulting in successful ambidextrous companies taking advantage of sustainability programmes and green strategies; mixing value creation and organizational learning theories to explain how green strategic alliances and the importance of leaders in sustainable partnerships influence companies’ sustainable behaviour; leaders learned how to change corporate operations, to improve innovative and green-oriented approaches; strategic alliances between companies play a role to promote green identity and sustainable performance through ecological and social shared vision and value towards corporate sustainability.Limitations: This work has some inherent limitations that should be addressed in future research. Our investigation is based cross-sectional data that inhibits the comparison with other periods and the establishment of a clear causality, while the convenience sampling limits the generalization of our results. The role of managers and leaders needs further investigation.
Description: Tese de Doutoramento em Gestão de Empresas apresentada à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/114763
Rights: embargoedAccess
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