Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/114501
Title: Percepção, Tempo e Memória na Génese da Fotografia
Other Titles: Perception, Time and Memory in the Genesis of Photography
Authors: Fonseca, Rossana Mendes Sequeira Baptista da
Orientador: Umbelino, Luís António Ferreira Correia
Marques, Susana Cristina Lourenço Félix
Keywords: génese; memória; percepção; tempo; genesis; memory; perception; photography; time; fotografia
Issue Date: 18-Jan-2024
Serial title, monograph or event: Percepção, Tempo e Memória na Génese da Fotografia
Place of publication or event: CAUC
Abstract: A fotografia parece escorregar por entre os dedos de quem a pretenda capturar. Sempre em meio de se fazer, de se definir ou de transformar as suas próprias condições de possibili-dade, a fotografia é múltipla na sua génese. Por isso, ensaiámos uma ontologia da fotografia, que não fosse uma tese sobre o seu ser, mas o pensamento do seu aparecer múltiplo. Pela sua relação constitutiva com a dimensão temporal, intuímos nela um tipo diferente de percepção e de memória que, por sua vez, nos levou a uma nova formulação e experiência do tempo. Dispositivo paradigmático de outros meios de (re)produção de imagens, a fotografia pare-ce aderir ao potencial de documento e instrumento na investigação sobre o homem e a sua subjectividade, ao mesmo tempo que se revela como óptimo meio de ficção e potência do falso. Abordando o campo conceptual de Henri Bergson e Gilles Deleuze sobre imagem, per-cepção, memória e tempo, pretendemos extrair os conceitos fundamentais à presente investi-gação, enquanto que de Paul Virilio ou Vilém Flusser obter a intuição das dobras relativa-mente à articulação destes conceitos com o processo e a imagem fotográficos. Procurámos, ainda, compreender na fotografia as suas características próprias, como a serialidade, a repro-dutibilidade ou a instantaneidade, portanto, aquilo que nela insiste e que nela precipita não só uma constantemente renovada experiência do mundo, mas, sobretudo, um novo princípio de realidade. A partir de uma reconceptualização de noções como imagem, percepção, memória ou tempo, e de um olhar sobre obras cujo médium expressivo e objecto temático remete para a fotografia, procurámos aquilo que nela parece dar a ver passado, presente e futuro — ou o tempo todo — num instante como imagem. Ensaiando desenvolver um sistema de pensamento aberto mas, ainda assim, um sistema, experimentámos, também, a plasticidade dos conceitos, fazendo-os intersectar práticas de saber distintas e, deste modo, encontrar uma possível forma de expressão sensível. Subli-nhando a ideia de (e)vidência como síntese da nossa investigação, ensaiámos criar uma obra fotográfica que, por si só, afirmasse o processo que lhe é inerente e a imagem que revela. Experimentámos, portanto, dar a ver, com e pela fotografia, uma percepção, uma memória e um tempo, intrinsecamente ligados à sua génese.
Photography appears to slip through the fingers of whoever intends to capture it. Always in the making, constantly being re-defined, or transforming its conditions of possibility, photography is multiple in its genesis. For this reason, we sought an ontology of photography, which wouldn’t be a thesis about its being, but rather the thought of its multiple appearances. Due to its constitutive relationship with the temporal dimension, we intuit a different type of perception and memory that led us to a new formulation and experience of time. A paradigmatic apparatus to other means of (re)production of images, photography seems to adhere to the potential of document and instrument in the investigation of man and his subjectivity, at the same time that it reveals itself as an excellent means of fiction and potency of false. Approaching the conceptual field of Henri Bergson and Gilles Deleuze on image, perception, memory, and time, we intend to extract the fundamental concepts for the present research, while from the works Paul Virilio or Vilém Flusser we look to obtain the intuition of the folds regarding the articulation of these concepts with the photographic process and image. We also sought to understand the characteristics of photography such as seriality, reproducibility, or instantaneity. And, through them, what insists on it and what precipitates in it not only a constantly renewed experience of the world but, above all, a new reality principle.By means of reconceptualizing notions such as image, perception, memory, or time, and looking into bodies of work whose expressive medium and thematic object refer to photography itself, we sought what in photography seems to reveal past, present, and future — or the whole time — in an instant as an image.Seeking to develop an open system of thought, but still a system, we also experimented with the plasticity of concepts, making them intersect different practices of knowledge to find a possible form of sensitive expression. Underlining the idea of (e)vidence as the synthesis of our research, we aimed to create a photographic piece that, by itself, would affirm its inherent process and the image it reveals. We, therefore, tried to show, with and through photography, a perception, a memory, and a time intrinsically linked to its genesis.
Description: Tese de Doutoramento em Arte Contemporânea apresentada ao Colégio das Artes
URI: https://hdl.handle.net/10316/114501
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File SizeFormat
TESE_RossanaMF_2024_final.pdf105.39 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

11
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons