Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/114357
Title: Jovens NEET: novas trajetórias, novos desafios. Um estudo de caso no município de Sintra
Other Titles: NEET Youth: New Trajectories, New Challenges. A case Study between the municipality of Sintra
Authors: Neves, Ana Mafalda Frias
Orientador: Cordeiro, António Manuel Rochette
Alcoforado, Joaquim Luis Medeiros
Keywords: Jovens NEET; Transição escola-trabalho; Emprego; Covid-19; Políticas públicas; Young NEET; School-work transition; Employment; Covid-19; Public policies
Issue Date: 8-May-2023
Project: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/POR_CENTRO/SFRH/BD/131426/2017/PT 
Serial title, monograph or event: Jovens NEET: novas trajetórias, novos desafios. Um estudo de caso no município de Sintra
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Abstract: A evolução dos mercados atuais, perante cenários sociais de crescente flexibilização das relações laborais e precarização do emprego, contribuiu para preocupantes repercussões no modo como os jovens acedem ao trabalho e constroem os seus projetos de vida. As vias tradicionais de transição escola-trabalho, outrora sequenciais e quase simultâneas, estão, agora, longe de coincidir, dando lugar, muitas vezes, a trajetórias labirínticas e a uma alarmante dessincronização dos distintos eixos de emancipação profissional e pessoal dos jovens. Desta conjuntura resultou um quadro particularmente complexo para a geração jovem, com inegável centralidade no debate político europeu – o fenómeno NEET (not in employment, education or training). Reconhecida a complexidade desta problemática e tendo em consideração a importância de uma abordagem a partir da realidade local, o estudo de caso afigurou-se a perspetiva metodológica mais adequada à caracterização e compreensão do fenómeno NEET no município de Sintra, enquanto suporte ao delineamento de ações estratégicas locais facilitadoras de transições escola-trabalho bem-sucedidas e de construção de projetos de vida realistas e desafiantes. Desenvolvido ao longo de quatro etapas, acopladas a questões de investigação concretas, às quais os quatro artigos elaborados e apresentados nos distintos capítulos procuraram responder, o presente estudo integrou diferentes técnicas de recolha de dados (questionário, relatos autobiográficos e focus group), envolvendo os jovens NEET e, também, um grupo de agentes locais. O processo de revisão da literatura inicial, com base em relatórios internacionais, legislação e trabalhos científicos, permitiu estabilizar uma base de conhecimento essencial à caracterização global da problemática NEET, considerando a pluralidade de características, fatores de risco e efeitos psicossociais envolvidos. A caracterização dos 121 jovens NEET de Sintra (17-29 anos) que responderam ao questionário possibilitou reunir um importante conjunto de indicadores delatores dos grandes desafios experienciados pelos jovens, designadamente, contrastes de género, circunstâncias limitadoras da liberdade de planeamento e concretização de projetos de vida, impacto da conjuntura socioeconómica dos contextos familiares na predição da trajetória NEET, dificuldades no acesso a emprego digno mesmo para aqueles que possuem níveis de qualificação mais elevados, tendências em termos de apropriação do espaço e do tempo, e descontentamento dos jovens em relação às políticas para as novas gerações. De acordo com a abordagem compreensiva subsequente, para quem já enfrentava uma posição de maior vulnerabilidade aos efeitos de flutuações estruturais, o impacto da Covid-19 veio adensar as dificuldades dos jovens no acesso ao mercado de trabalho, com preocupantes repercussões nos seus projetos de vida, assentes em dificuldades financeiras, adiamento de projetos pessoais e profissionais, redução dos níveis de bem-estar e saúde mental, entre outros. Porém, ficou também demonstrada a coexistência de efeitos positivos firmados numa verdadeira oportunidade de aprendizagem, autoconhecimento e metamorfose pessoal. A constatação de que os jovens não se reveem no modo como o atual sistema educativo se encontra organizado foi percetível na revelação de um modelo pedagógico estandardizado e demasiado centrado no cumprimento de metas e programas curriculares, inibidor da plena apropriação de instrumentos culturais, competências e atitudes essenciais à sua afirmação pessoal e social nas sociedades contemporâneas. O notório descontentamento dos jovens em relação às dinâmicas do mercado de trabalho e políticas públicas, face aos obstáculos experienciados ao longo do seu processo de transição sublinha a prevalência de fatores de caráter estrutural, reforçando a necessidade de rutura com perspetivas unilaterais que apenas invocam as atitudes e escolhas, muitas vezes condicionadas, dos próprios jovens na predição da situação NEET. A discussão de resultados partilhada e triangulada com um grupo de agentes locais com reconhecida atuação no domínio da educação e do trabalho, permitiu construir uma visão alargada das dinâmicas que caracterizam os jovens NEET de Sintra, viabilizando a estabilização de uma base de conhecimento local passível de consolidar uma recomendação comprometida com o sucesso das trajetórias e projetos de vida dos jovens.
The evolution of current markets, in the face of social scenarios of increasing flexibility in labor relations and precarious employment contributed to worrying impacts on how young people access to work and build their life projects. The traditional ways of school-work transition, once sequential and almost simultaneous, are now far from coincide, often giving rise to labyrinth paths and an alarming desynchronization of professional and personal emancipation of young people. This situation has resulted in a particularly complex framework for the young generation, which is undoubtedly central to the european political debate – the NEET phenomenon (not in employment, education or training). Recognizing the complexity of this problem and taking into account the importance of an approach based on local reality, the case study was the most appropriate methodological perspective for characterizing and understanding the NEET phenomenon in the municipality of Sintra as support for designing local strategic actions facilitating successful school-work transitions and building realistic and challenging life projects. Developed over four steps, coupled with specific research issues, to which the four articles drawn up and presented in the different chapters sought to respond, this study has integrated different data collection techniques (questionnaire, autobiographical accounts and focus group), involving young NEET and also a group of local agents. The initial literature review process, based on international reports, legislation and scientific works, has enabled a key knowledge base to be stabilized for the overall characterization of the NEET problem, considering the plurality of characteristics, risk factors and psychosocial effects involved. The characterization of the 121 young NEET from Sintra (17–29 years old) who responded to the questionnaire made it possible to gather an important set of indicators from the major challenges experienced by young people, namely, gender contrasts, limiting circumstances of the freedom to plan and implement life projects, impact of the socio-economic environment of family contexts on the prediction of the NEET trajectory, difficulties in accessing decent employment even for those with higher qualification levels, trends in space and time ownership and discontentment of young people with regards to policies for new generations. According to the following comprehensive approach, for those who were already facing a position of greater vulnerability to the effects of structural fluctuations, the impact of Covid-19 has highlighted the difficulties of young people in accessing the labor market, with worrying repercussions on their life projects, based on financial difficulties, postponement of personal and professional projects, reduction of welfare and mental health levels, among others. However, the coexistence of positive effects on a real opportunity for personal learning, self-knowledge and metamorphosis has also been demonstrated. The finding that young people do not see themselves in the way in which the current educational system is organized has been seen in developing a standardized educational model and too focused on meeting curricular goals and programs, inhibiting full ownership of cultural instruments, skills and attitudes essential to their personal and social affirmation in contemporary societies. The clear discontent of young people with regard to labor market dynamics and public policies, in view of the obstacles experienced throughout their transition process, underlines the prevalence of structural factors, by strengthening the need for break-up with unilateral prospects which only point to the often conditioned attitudes and choices of young people themselves in the prediction of the NEET situation. The discussion of results shared and triangulated with a group of local agents with recognized action in the field of education and work, has led to the building of a broad vision of the dynamics characterizing young NEET in Sintra, by enabling the stabilization of a local knowledge base to consolidate a recommendation compromised to the success of trajectories and youth life projects.
Description: Tese de Doutoramento em Ciências da Educação apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/114357
Rights: openAccess
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