Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/114279
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMartins, Décio Ruivo-
dc.contributor.advisorOliveira, Jorge Eremites de-
dc.contributor.advisorRodrigues, Sérgio Paulo Jorge-
dc.contributor.authorVilarim, Paulo Roberto-
dc.date.accessioned2024-03-26T14:15:02Z-
dc.date.available2024-03-26T14:15:02Z-
dc.date.issued2023-04-20-
dc.date.submitted2024-03-26-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/114279-
dc.descriptionTese de Doutoramento em História das Ciências e Educação Científica apresentada ao Instituto de Investigação Interdisciplinar-
dc.description.abstractEsta pesquisa se orienta através da cultura e do conhecimento tradicional Terena e a maneira com o qual o professor indígena transporta e trabalha o etnoconhecimento nas suas práxis diárias. O povo Terena é descendente dos Chané-Guaná da família linguística dos Aruák que ocupavam originalmente a região do Chaco e Pantanal sul Mato-grossense. A população Terena no estado do Mato Grosso do Sul – Brasil está distribuída em uma extensão de 18.000 hectares, a qual se encontra localizada em oito Terras Indígenas (TI), e segundo o Instituto Socioambiental estão em torno de 29 mil indivíduos. A metodologia empregada no desenvolvimento deste tema, enquanto à abordagem, a pesquisa foi classificada como qualitativa, e quanto aos objetivos, a pesquisa classificada como descritiva e desenvolvida por meio de um estudo de campo. Para a coleta de dados utilizou-se a técnica da entrevista semiestruturada, sendo entrevistados professores indígenas de seis comunidades Terena do Estado de Mato Grosso do Sul (MS) - Brasil. Após transcrição das entrevistas, a análise dos relatos das entrevistas foi realizada pela técnica metodológica - Análise Textual Discursiva (ATD). Foram entrevistados trinta e um professores indígenas in loco no mês de setembro de 2021. O corpus das entrevistas serviu de subsídio para o aprofundamento do tema e a busca em responder à questão problema. A partir destes relatos foi realizado um estudo mais aprofundado nos elementos que corroboram e alimentam a prática pedagógica dos professores indígenas. Primeiramente foi realizado um estudo acerca do Projeto Político-Pedagógico (PPP) das escolas no qual os professores interlocutores trabalham e como o conhecimento tradicional Terena se relaciona e integram no PPP. Em seguida, o Ancião foi o foco do estudo e a maneira no qual o professor indígena se utiliza do conhecimento tradicional do ancião para promover o intercâmbio com os estudantes e complementar suas práticas pedagógicas. Em terceiro, foi elencado o etnoconhecimento no qual os professores interlocutores relataram em suas falas e a forma no qual eles transmitem para seus alunos. A partir dos elementos que alimentam o conhecimento tradicional dos professores indígenas outros dois aspectos influenciam na transmissão do etnoconhecimento Terena, o primeiro é a formação acadêmica e continuada no qual os professores relataram em suas falas, desde a chegada, por vezes conturbada, a universidade sua trajetória dentro das instituições de ensino e suas capacitações. O material didático finaliza os elementos que corroboram na transmissão do conhecimento tradicional e compõe o espectro relatado pelos professores interlocutores. Após estes estudos, podemos elencar algumas considerações acerca dos elementos que compõe a transmissão do conhecimento tradicional Terena. O Projeto Político-Pedagógico é, de fato, um documento oficial de grande relevância à organização e ao funcionamento das escolas públicas, à educação dos indígenas e à valorização do etnoconhecimento. O Papel do Ancião é fundamental e de grande prestígio nas comunidades Terena, seus conhecimentos são repassados às gerações mais jovens fortalecem a solidariedade geracional e contribuem decisivamente para o sucesso da educação tradicional e da educação escolar indígena. Aos professores cabe o papel de mediadores e tradutores dos conteúdos transmitidos pelos mais velhos aos mais jovens. E ao fazerem essa ponte geracional fortalece o conhecimento tradicional e o conhecimento científico, (re)elaborando e (re)pensando práticas pedagógicas que vislumbrem esses dois universos. Do etnoconhecimento Terena no qual os professores indígenas trabalham em sala de aula, nos seus planejamentos diários, reforçam a importância que os professores e anciãos têm na propagação da sua cultura e da sua ciência. A divulgação de etnoconhecimentos proferidos nos relatos dos professores interlocutores lança luz a toda a ciência que os povos originários têm a ofertar para a população no geral e para a ciência universal. E são os professores atualmente os maiores responsáveis em propagar esse etnoconhecimento, pois esses estão nas universidades e instituídos de educação espalhados pelo mundo. Entretanto, a formação acadêmica e continuada dos professores é parte importante para que os conteúdos trabalhados possam aproximar o conhecimento tradicional do científico, pois somente com uma formação adequada é possível promover um intercâmbio entre esses dois universos. Um dos modos de se propagar o conhecimento tradicional nas populações indígenas é através da escola. E um dos possíveis objetos de condução são os materiais didáticos que necessitam da coletividade para serem construídos e harmonizados às características de cada comunidade indígena. Por este motivo os professores indígenas têm tido o protagonismo em produzir seus materiais didáticos como complemento das suas práticas pedagógicas. Contudo o número produzido ainda é pequeno e necessita de um empenho maior para sistematizar a cpor
dc.description.abstractThis research is guided by the Terena culture and traditional knowledge and how the indigenous teacher transports and works ethnoknowledge in their daily praxis. The Terena people are descendants of the Chané-Guaná of the Aruák linguistic family who originally occupied the Chaco region and the southern Pantanal of Mato Grosso. The Terena population in the state of Mato Grosso do Sul - Brazil is distributed over an area of 18,000 hectares, which is located in eight Indigenous Lands (IL), and according to the Socio-Environmental Institute there are around 29 thousand individuals. Regarding the methodology used in the development of this theme, as for the approach, the research was classified as qualitative, and as for the objectives, the research was classified as descriptive and developed through a field study. For data collection, the semi-structured interview technique was used, interviewing indigenous teachers from six Terena communities in the state of Mato Grosso do Sul (MS) - Brazil. After transcribing the interviews, the analysis of the interviews' reports was performed using the methodological technique - Discursive Textual Analysis (DTA). Thirty-one indigenous teachers were interviewed in loco in September 2021. The corpus of the interviews served as a subsidy for the deepening of the theme and the search to answer the problem question. Based on these reports, a more in-depth study was carried out on the elements that corroborate and feed the pedagogical practice of indigenous teachers. Firstly, a study was carried out about the Polítical-Pedagogical Project (PPP) of the schools in which the interlocutor teachers work and how the traditional Terena knowledge is related to and integrated into the PPP. Then, the Elder was the focus of the study and how the indigenous teacher uses the traditional knowledge of the elder to promote exchanges with students and complement their pedagogical practices. Thirdly, the ethnoknowledge in which the interlocutor teachers reported in their speeches and the way in which they transmit it to their students was listed. From the elements that feed the traditional knowledge of indigenous teachers, two other aspects influence the transmission of Terena ethnoknowledge, the first is the academic and continuing education in which the teachers reported in their speeches, since the arrival, sometimes troubled, the university their trajectory within educational institutions and their capabilities. The didactic material completes the elements that corroborate the transmission of traditional knowledge and composes the spectrum reported by the interlocutor teachers. After these studies, we can list some considerations about the elements that make up the transmission of traditional Terena knowledge. The Polítical-Pedagogical Project is, in fact, an official document of great relevance to the organization and functioning of public schools, the education of indigenous people and the valorisation of ethnoknowledge. The Role of the Elder is fundamental and of great prestige in the Terena communities, its knowledge is passed on to younger generations, strengthening generational solidarity and decisively contributing to the success of traditional education and indigenous school education. Teachers have the role of mediators and translators of the content transmitted by the elders to the younger ones. And by making this generational bridge, it strengthens traditional knowledge and scientific knowledge, (re)elaborating and (re)thinking pedagogical practices that envision these two universes. From the Terena ethno-knowledge in which indigenous teachers work in the classroom, in their daily planning, they reinforce the importance that teachers and elders have in the propagation of their culture and science. The dissemination of ethno-knowledge given in the reports of the interlocutor teachers sheds light on all the science that native peoples have to offer to the population in general and to universal science. And teachers are currently the most responsible for propagating this ethnoknowledge, as they are in universities and educational institutions around the world. However, the academic and continuing education of teachers is an important part so that the contents worked can bring traditional and scientific knowledge closer, because only with adequate training is it possible to promote an exchange between these two universes. One of the ways to propagate traditional knowledge in indigenous populations is through the school. And one of the possible objects of conduction are the didactic materials that need the collectivity to be built and harmonized with the characteristics of each indigenous community. For this reason, indigenous teachers have played a leading role in producing their teaching materials as a complement to their pedagogical practices. However, the number produced is still small and requires a greater effort to systematize the construction and dissemination of materials that heng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
dc.subjectEtnoconhecimentopor
dc.subjectTerenapor
dc.subjectconhecimento tradicionalpor
dc.subjectprofessor indígenapor
dc.subjectprática pedagógicapor
dc.subjectEthnoknowledgeeng
dc.subjectTerenaeng
dc.subjectindigenous teachereng
dc.subjectpedagogical practiceeng
dc.subjecttraditional knowledgeeng
dc.titleO Etnoconhecimento dos Terenas: Da Prática Cultural à Educação Científicapor
dc.title.alternativeThe Terenas' ethno-knowledge: From Cultural Practice to Science Educationeng
dc.typedoctoralThesis-
degois.publication.locationIIIUC - Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleO Etnoconhecimento dos Terenas: Da Prática Cultural à Educação Científicapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid101710445-
dc.subject.fosHumanidades::Outras humanidades-
thesis.degree.disciplineHistória das Ciências e Educação Científica-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.nameDoutoramento em História das Ciências e Educação Científica-
uc.degree.grantorUnitInstituto de Investigação Interdisciplinar-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorVilarim, Paulo Roberto::0000-0001-7709-2829-
uc.degree.classificationAprovado com Distinção e Louvor-
uc.degree.presidentejuriFerreira, José Augusto Mendes-
uc.degree.elementojuriUrquiza, António Hilário Aguilera-
uc.degree.elementojuriCardoso, Wanderley Dias-
uc.degree.elementojuriRodrigues, Ana Alexandra Valente-
uc.degree.elementojuriMartins, Décio Ruivo-
uc.degree.elementojuriRebelo, Maria da Piedade Simões Santana Pessoa Vaz-
uc.contributor.advisorMartins, Décio Ruivo-
uc.contributor.advisorOliveira, Jorge Eremites de-
uc.contributor.advisorRodrigues, Sérgio Paulo Jorge::0000-0002-4640-7039-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.grantfulltextopen-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.cerifentitytypePublications-
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento
Files in This Item:
File SizeFormat
tese versão correção .pdf2.75 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

21
checked on Sep 4, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons