Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/114063
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Elis Gabriela Copa dos-
dc.contributor.authorBorges, Maria Manuel-
dc.contributor.authorVeiga, Viviane Santos de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-03-16T15:36:14Z-
dc.date.available2024-03-16T15:36:14Z-
dc.date.issued2023-11-25-
dc.identifier.issn2447-7842pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/114063-
dc.description.abstractA Ciência Aberta é uma expressão guarda-chuva que significa uma nova forma de fazer ciência que assenta em princípios como transparência, reprodutibilidade, colaboração e partilha. Tais princípios requerem uma mudança cultural que afeta um conjunto amplo de partes interessadas, mas, de um modo mais direto, os investigadores. Esta mudança requer o desenvolvimento de competências que pode ser particularmente frutífera no caso dos jovens investigadores em cursos de doutoramento. Este trabalho é um recorte realizado dentro dos dados levantados por uma investigação de doutoramento cujo objetivo é identificar como a formação para o desenvolvimento de competências relacionadas com a Ciência Aberta está a ser realizada em programas doutorais em Ciência da Informação no Brasil e em Portugal. Os dados aqui apresentados, coletados junto aos estudantes dos programas doutorais selecionados, revelam o impacto da formação para Ciência Aberta na familiaridade que esses doutorandos têm sobre Ciência Aberta. Apurou-se que mais de 85% dos respondentes participaram de algum tipo de formação específica sobre temáticas que compõem o guarda-chuva da Ciência Aberta, em âmbito curricular ou extracurricular, e verificou-se que os níveis de familiaridade com os termos e expressões é significativamente maior entre aqueles que tiveram algum tipo de formação para Ciência Aberta.pt
dc.description.abstractOpen Science is an umbrella expression that means a new way of doing science based on principles such as transparency, reproducibility, collaboration and sharing. Such principles require a cultural change that affects a broad set of stakeholders, but most directly, researchers. This change requires the development of skills that can be particularly fruitful in the case of young researchers on doctoral courses. This work is an excerpt carried out within the data collected by a PhD research whose objective is to identify how training for the development of skills related to Open Science is being carried out in doctoral programs in Information Science in Brazil and Portugal. The data presented here, collected from students of selected doctoral programs, reveal the impact of Open Science training on the familiarity that these doctoral candidates have about Open Science. It was found that more than 85% of respondents participated in some type of specific training, in curricular or extracurricular context, on topics that are under the Open Science umbrella and it was found that the levels of familiarity with some Open Science terms and expressions is significantly higher among those who had some type of Open Science training.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt
dc.subjectCiência Abertapt
dc.subjectdesenvolvimento de competênciaspt
dc.subjectformação doutoralpt
dc.subjectOpen Sciencept
dc.subjectOpen Sciencept
dc.subjectcompetencies developmentpt
dc.subjectPhD trainingpt
dc.titleAs competências para a Ciência Aberta de jovens investigadores em Ciência da Informação de Brasil e Portugalpt
dc.title.alternativeOpen Science Competencies for Information Science Early Career Researchers in Brazil and Portugalpt
dc.typearticleeng
degois.publication.firstPage86pt
degois.publication.lastPage99pt
degois.publication.issue2pt
degois.publication.locationBrazilpt
degois.publication.titleBiblioCantopt
dc.date.updated2024-03-13T18:56:37Z-
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.21680/2447-7842.2023v9n2id33824pt
degois.publication.volume9pt
dc.description.version821F-CED0-75EA | Maria Manuel Lopes de Figueiredo Costa Marques Borges-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.slugcv-prod-3426942-
dc.date.embargo2023-11-25*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairetypearticle-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.orcid0000-0002-3493-7294-
crisitem.author.orcid0000-0002-7755-6168-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais
FLUC Secção de Informação - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
C7_CompetenciasCienciaAberta_PDF_A.pdf339.58 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons