Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/113873
Title: “There is no grave where more than ten corpses have not been buried”: the modern mass graves of the necropolis of Hospital dos Soldados (Castelo de São Jorge, Lisbon)
Other Titles: "Não ha sepultura onde se não tenham enterrado mais de dez cadáveres": as valas comuns de época moderna da necrópole do Hospital dos Soldados (Castelo de São Jorge, Lisboa), uma prática funerária de recurso
Authors: Leirião, Carina
Carvalho, Liliana Matias de
Amarante, Ana
Henriques, Susana
Wasterlain, Sofia
Keywords: Práticas funerárias; Enterramentos atípicos; História da Saúde Pública; Epidemias; Hospital Militar
Issue Date: Nov-2023
Publisher: Associação dos Arqueólogos Portugueses
Citation: Leirão, C.; Carvalho, L.M.; Amarante, A.; Henriques, S.; Wasterlain, N.S. 2023. “NÃO HA SEPULTURA ONDE SE NÃOTENHAM ENTERRADO MAIS DE DEZCADÁVERES”: AS VALAS COMUNS DEÉPOCA MODERNA DA NECRÓPOLE DOHOSPITAL DOS SOLDADOS (CASTELODE SÃO JORGE, LISBOA), UMA PRÁTICAFUNERÁRIA DE RECURSO (3) (PDF) “There is no grave where more than ten corpses have not been buried”: the modern mass graves of the necropolis of Hospital dos Soldados (Castelo de São Jorge, Lisbon). in Arqueologia em Portugal/2023 - Estado da Questão. Associação Arqueólogos Portugueses. Coimbra.
Project: FCT - UIDB/00283/2020 
FCT - SFRH/BD/144136/2019 
Series/Report no.: IV Congresso da Associação dos Arqueólogos Portugueses/Arqueologia em Portugal, 2023-Estado da Questão;
Serial title, monograph or event: Arqueologia em Portugal / 2023 – Estado da Questã
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Entre os séculos XVI e XVIII funcionaram na Rua do Recolhimento (Lisboa) um Hospital Militar e respetivanecrópole, cuja terceira fase de utilização revelou 18 valas comuns com 69 enterramentos. Os dados de antropo-logia funerária e paleodemografia foram analisados com o objetivo de perceber a relação entre este ritual fune-rário e as “pestes” da época. Os indivíduos, compatíveis com uma população militar, estavam maioritariamenteinumados em valas com 3 e 4 enterramentos, em decúbito dorsal e orientação O-E/E-O. O espólio era escasso epessoal. Este ritual parece refletir uma adaptação ao espaço disponível de inumação face ao número de mortespossivelmente causadas pelas “pestes” da época.
URI: https://hdl.handle.net/10316/113873
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CIAS - Artigos e Resumos em Livros de Actas

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Nohsepulturaondenosetenhamenterradomaisde10cadveres.pdf367.15 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

62
checked on Apr 24, 2024

Download(s)

11
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons