Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/113666
Title: Diretrizes para alinhamento dos processos de avaliação da fundação Oswaldo Cruz às práticas de Ciência Aberta
Authors: Maranhão, Ana Maria Neves
Orientador: Borges, Maria Manuel Lopes de Figueiredo Costa Marques
Keywords: acesso aberto; avaliação da ciência; dados abertos; ciência aberta; Fundação Oswaldo Cruz; open access; open data; open science; research assessment; research evaluation
Issue Date: 10-May-2023
Publisher: [do autor]
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A Ciência Aberta (CA) abarca uma série de iniciativas e práticas que se caracterizam por serem mais abertas, transparentes, colaborativas e inclusivas, atreladas a um conhecimento científico mais acessível e verificável, buscando trazer mais eficiência para todo o processo, melhorando a qualidade, a reprodutibilidade, a confiabilidade e o impacto da ciência não só no campo científico, mas na sociedade em geral. Para a plena adoção de tais práticas, são necessários ajustes importantes nos processos de avaliação da ciência, nos sistemas de reconhecimento e recompensa. Este estudo teve como objetivo propor diretrizes e recomendações que visem alinhar o sistema de avaliação de uma instituição de pesquisa na área da saúde às tendências da Ciência Aberta visando à implementação efetiva de práticas de CA. É uma pesquisa de natureza exploratória/descritiva, utilizando procedimentos de revisão de literatura, pesquisa documental e questionário aplicado junto a pesquisadores. Foi utilizada a estratégia de estudo de caso, tendo como campo empírico a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Contextualmente aborda questões gerais sobre a ciência, seu ethos, seu desenvolvimento, as mudanças trazidas pelas tecnologias de informação, o movimento pelo acesso aberto e, mais recentemente, pela Ciência Aberta. São apresentadas as bases conceituais sobre a CA e suas práticas, considerações e reflexões sobre a complexidade da CA na área da saúde. A avaliação da ciência é apresentada como parte integrante do processo de construção do conhecimento científico, são verificados seus mecanismos e procedimentos, suas interseções com os sistemas de publicação científica e os sistemas de avaliação em ciência e tecnologia, além da atual preocupação de governos, agências de fomento e instituições com resultados e impactos gerados pelas pesquisas. Aborda a questão das avaliações centradas em dados quantitativos e métricas associadas, apresentando movimentos e iniciativas que visam a transformação dos atuais processos. Para subsidiar a construção das diretrizes, é realizada a contextualização do campo empírico – Fiocruz, fundação de pesquisa na área da saúde, com políticas já estabelecidas para o acesso aberto e dados de pesquisa, relativamente ao seu funcionamento e ações voltadas para a Ciência Aberta. São selecionados três financiadores de pesquisas na Instituição – Finep, Wellcome Trust e Bill & Melinda Gates Foundation, e analisados seus documentos político normativos relativamente a práticas de CA. Por fim são apresentados dados referentes a pesquisa realizada junto a um gruo de pesquisadores com o objetivo de perceber visões e práticas de CA que pudessem contribuir para elaboração das diretrizes. Como resultado, são apresentadas 13 diretrizes e 13 recomendações que objetivam o alinhamento entre as políticas institucionais e suas práticas, através da inclusão de critérios de avaliação que reconheçam e recompensem práticas de Ciência Aberta.
Open Science (OS) encompasses a series of initiatives and practices that are characterized by being more open, transparent, collaborative, and inclusive, linked to a more accessible and verifiable scientific knowledge, seeking to bring more efficiency to the whole process, improving quality, reproducibility, reliability, and impact of science not only in the scientific field, but in society in general. For the full adoption of such practices, important adjustments are necessary in the science evaluation processes, in the recognition and reward systems. The main objective of this study was to propose guidelines and recommendations that aim to align the evaluation system of a research institution in the health area with the trends of Open Science aiming the effective implementation of OS practices. It is an exploratory and descriptive research, using literature review, documental research and a questionnaire applied to researchers. The case study strategy was used, having the Oswaldo Cruz Foundation (Fiocruz) as an empirical field. Contextually, it addresses general questions about science, its ethos, its development, the changes brought about by information technologies, the open access movement and, more recently, Open Science. The conceptual bases on open science and its practices, considerations, and reflections on the complexity of open science in the health area are presented. The evaluation of science is presented as an integral part of the process of construction of scientific knowledge, its mechanisms and procedures are verified, its intersections with scientific publishing systems and evaluation systems in science and technology, in addition to the current concern of governments, development agencies and institutions with results and impacts generated by the research. It addresses the issue of assessments centered on quantitative data and associated metrics, presenting movements and initiatives aimed at transforming current processes. To support the construction of the guidelines, the empirical field is contextualized - Fiocruz, a research foundation in the health area, with already established policies for open access and research data, regarding its operation and actions aimed at open science. Three research funders at the Institution are selected – Finep, Wellcome Trust and Bill & Melinda Gates Foundation, and their normative policy documents regarding open science practices are analyzed. Finally, data related to the inquiry carried out with a group of researchers are presented with the objective of perceiving OS visions and practices that could contribute to the elaboration of guidelines. As a result, 13 guidelines and 13 recommendations are presented that aim to align institutional policies and their practices, through the inclusion of evaluation criteria that recognize and reward open science practices.
URI: https://hdl.handle.net/10316/113666
Rights: openAccess
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