Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/113628
Title: Cinema: tempo memória análise
Authors: Seabra, Jorge
Issue Date: 2014
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Serial title, monograph or event: Cinema: tempo memória análise
Abstract: CINEMA. Tempo, memória, análise consiste num manual de apoio à investigação fílmica, que tem como destinatários principais os alunos de estudos fílmicos, e toda a comunidade que tem o filme como objeto científico. São três os enfoques com que o filme é equacionado. Primeiro, a sua relação com os historiadores, para quem a unidade essencial é o tempo, substância que vai permitir enquadrar a longa resistência que estes têm demonstrado relativamente à imagem em movimen- to; segundo, a conexão entre filme e memória, a partir da qual se pretende configurar a obra cinematográfica como meio utilizado por grupos sociais para discursarem em torno da problemática das identidades; finalmente, em terceiro, a apresentação de um modelo de análise fílmica, ferramenta que se poderá considerar importante para quem pretende iniciar-se no campo da investigação fílmica. Aliás, este último argumento constituiu inicialmente a razão pri- meira deste texto, que no essencial resume a história do modelo que será apresentado na terceira parte. Começando por surgir durante o período que conduziu à apresentação de uma prova académica de doutoramento em 2007, no qual foi aplicado a um conjunto de onze narrativas, viria desde então a ganhar novas dinâmicas, nomeadamen- te nos seminários de mestrado, onde as mais diversas obras fílmicas foram analisadas através daquele instrumento. O caminho entretanto percorrido fez com que o modelo fosse testado em diferentes níveis, continuando a mostrar a sua eficácia como mecanismo operatório sobre este tipo de obras, possibilitando acima de tudo objetividade e sistematicidade numa área de estudos onde estes dois critérios nem sempre estão presentes. Porém, tendo em conta particularmente os alunos, era cada vez mais premente a necessidade de reformular o texto apresentado na referida dissertação, tornando-o mais detalhado e pedagógico, tendo em conta as finalidades de iniciação ou conso- lidação de processos de investigação. Contudo, apesar de ter sido essa a razão inicial deste texto, foi-se tornando claro que, previamente à sua apresentação reformulada, era também necessário perspetivar o filme segundo as categorias do tempo e da memória, não só porque fariam a pontualização teórica e conceptual relativamente ao ‘estado da arte’ naquelas duas maté- rias, mas também por abordarem dois conceitos determinantes no desenvolvimento dos seminários. A terminar, gostaria ainda de recordar a importância de todos os alunos que têm frequentado os seminários, nos quais as dinâmicas desenvolvidas em torno da apresentação e debate sobre trabalhos elaborados a partir de diferentes corpus e temas fílmicos, proporcio- naram e continuam a suscitar reflexões e contributos importantes.
URI: https://hdl.handle.net/10316/113628
ISBN: 9789892606989
DOI: 10.14195/978-989-26-0698-9
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat
cinema.pdf1.43 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

62
checked on Oct 9, 2024

Download(s)

38
checked on Oct 9, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.