Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/113620
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorQueiroga, Luiz Cláudio-
dc.contributor.authorBarreira, Carlos-
dc.contributor.authorOliveira, Albertina-
dc.date.accessioned2024-02-23T10:29:23Z-
dc.date.available2024-02-23T10:29:23Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.isbn978-972-674-906-6pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/113620-
dc.description.abstractTendo em consideração que a Avaliação do Desempenho Docente (ADD) assenta os seus pressupostos na observação de aulas, utilizando a prática supervisionada entre pares, importa conhecer o modelo de supervisão adotado e compreender até que ponto este tem contribuído para a melhoria das práticas pedagógicas e para o desenvolvimento profissional dos professores. Metodologicamente, ao optarmos por realizar um Estudo de Caso, recorremos a uma abordagem mista, qualitativa e quantitativa, e utilizámos como instrumentos de recolha de dados a análise documental, entrevistas iniciais e um questionário. Para a validação do “QOADD” - Questionário de Opinião sobre Avaliação do Desempenho Docente, construído para o efeito, efetuámos uma aplicação preliminar através do método de reflexão falada e um estudo piloto, cuja amostra foi constituída por 305 professores. No estudo principal, participaram 108 professores que lecionavam num agrupamento de escolas da região centro. Quanto aos principais resultados obtidos, é possível concluir que o modelo de supervisão clínica, adotado no processo de observação de aulas pelo agrupamento de escolas XPTO, não foi integralmente cumprido. A supervisão pedagógica na avaliação pelos pares internos potenciou o desenvolvimento profissional dos professores, já que para os docentes que solicitaram observação de aulas, as aulas assistidas constituíram uma estratégia enriquecedora e formativa, permitindo trocas de ideias e reflexões entre pares sobre o processo de ensino aprendizagem. O processo de supervisão pedagógica na avaliação pelos pares internos parece ter envolvido os docentes, ao ponto de, entre os pares, ter sido evidenciado trabalho colaborativo bem como práticas reflexivas.pt
dc.description.abstractBearing in mind that the Assessment of Teaching Performance bases its assumptions on the observation of classes through the supervised practice among peers, it is important to know the model of supervision adopted and to understand the extent to which it has contributed to the improvement of pedagogical practices and to teachers’ professional development. For this purpose, methodologically, we chose a case study, where a mixed approach with qualitative (analysis of documents and interviews) and quantitative data collection instruments (questionnaire) have been carried out. For the validation of the “QVTPE” - "Questionnaire View on Teacher Performance Evaluation" (QVTPE), developed specifically for this research, a preliminary application with the spoken reflection method and a pilot study, whose sample consisted of 305 teachers,was carried out. 108 teachers who taught in a group of schools in the central region participated in the main study. As for the main results, it can be concluded that the clinical supervision model, adopted for the process of observation of classes by the group of schools under study, was not fully accomplished. However, it was noticed that the pedagogical supervision in internal peer evaluation has enhanced the professional development of the teachers, since the teachers who applied for observation of classes considered it as an enriching and formative strategy, allowing exchanges of ideas and thoughts among peers about the teaching and learning process. Thus, the process of pedagogical supervision seems to have involved teachers, to the point where collaborative work and reflective practices have been proven among peers.pt
dc.description.sponsorshipEsta publicação foi financiada por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/04372/2020pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade Abertapt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt
dc.subjectAvaliação do desempenho docentept
dc.subjectSupervisão pedagógicapt
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt
dc.titleSUPERVISÃO PEDAGÓGICA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM CONTEXTO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTEpt
dc.typebookPartpt
degois.publication.titleSupervisão e Desenvolvimento Profissional Docentept
dc.peerreviewedyespt
dc.date.embargo2021-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairetypebookPart-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Livros e Capítulos de Livros
Files in This Item:
File Description SizeFormat
#LEaDWorks_eBookNº2fh.pdf479.9 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons