Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/113618
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorQueiroga, Luiz Cláudio de Almeida-
dc.contributor.authorBarreira, Carlos-
dc.contributor.authorOliveira, Albertina Lima-
dc.date.accessioned2024-02-23T10:22:45Z-
dc.date.available2024-02-23T10:22:45Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.issn2386-7418pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/113618-
dc.description.abstractA Avaliação do Desempenho Docente (ADD) assenta os seus pressupostos na observação de aulas entre pares, pelo que importa conhecer até que ponto esta tem contribuído para a melhoria das práticas pedagógicas e para o desenvolvimento profissional dos professores. Optou-se por realizar um Estudo de Caso, recorrendo-se a uma abordagem mista, qualitativa e quantitativa. Os sujeitos participantes, num total de 108, são docentes de um Agrupamento de Escolas da Região Centro. A avaliação pelos pares internos parece ter envolvido os docentes no processo de observação de aulas, ao ponto de, ter ocorrido trabalho colaborativo e práticas reflexivas.pt
dc.description.abstractThe teacher appraisal rests its assumptions on the classroom observation between peers. Thus it is important to know how far this kind of observation has contributed for the development of the pedagogical practices and for teachers’ professional development. For that purpose it was decided to follow a Case Study research, using a mixed qualitative and quantitative approach. The participating subjects, in a total of 108, are teachers of a Grouping of Centre Region Schools. The appraisal by the internal peers seems to have involved teachers on the process of classroom observation, leading to a collaborative work and reflective practices.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectavaliação do desempenho docentept
dc.subjectobservação de aulaspt
dc.subjectdesenvolvimento profissionalpt
dc.titleColaboração e supervisão na ADD: Estratégias formativas de desenvolvimento profissional dos professorespt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage026pt
degois.publication.lastPage029pt
degois.publication.titleEVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACIÓN EN PSICOLOGÍA Y EDUCACIÓNpt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.17979/reipe.2017.0.10.2459pt
dc.date.embargo2017-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypearticle-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.orcid0000-0001-9521-528X-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
ClaudioREIPEPB26-29.pdf487.07 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

32
checked on May 8, 2024

Download(s)

9
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.