Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/113584
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorÁlvarez, Iván Villarmea-
dc.contributor.authorMariani, Silvana-
dc.contributor.authorRodrigues, Júlia Vilhena-
dc.date.accessioned2024-02-22T11:56:56Z-
dc.date.available2024-02-22T11:56:56Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.isbn9789892623887pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/113584-
dc.description.abstractA obra Memórias em movimento nasce como um volume bilingue português-castelhano para tentar estabelecer uma ponte entre investigadores que trabalham nas duas línguas ibéricas aquém e além do Oceano Atlântico. Tem, portanto, uma perspectiva transnacional alinhada com o campo dos estudos ibéricos, assim como com os estudos da memória, do trauma e do cinema de não ficção, com especial destaque para o documentário argentino e chileno do século XXI. Este volume, aliás, tenciona combinar a reflexão teórica sobre as estratégias de representação da memória cultural no cinema com a análise de vários casos de estudo procedentes de diferentes países (Espanha, Portugal, Argentina e Chile), entre os quais salientam os documentários realizados pelo cineasta chileno Patricio Guzmán. Para concluir o volume, de facto, decidimos incluir a transcrição editada de uma entrevista recente com este documentarista com o intuito de contextualizar melhor os cinco capítulos precedentes, que estão focados na análise da sua obra.pt
dc.description.abstractMemories in Motion was born as a Portuguese-Castilian bilingual volume to try to establish a bridge between researchers working in the two Iberian languages across the Atlantic Ocean. It therefore has a transnational perspective aligned with the field of Iberian studies, as well as with studies of memory, trauma, and non-fiction cinema, with special emphasis on Argentinian and Chilean documentaries of the 21st century. This volume also aims to combine theoretical reflection on strategies for representing cultural memory in cinema with the analysis of various case studies from different countries (Spain, Portugal, Argentina, and Chile), including documentaries made by Chilean filmmaker Patricio Guzmán. To conclude the volume, in fact, we decided to include the edited transcript of a recent interview with this documentary filmmaker in order to better contextualize the previous five chapters, which focus on analyzing his work.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt
dc.subjectCinemapt
dc.subjectMemorypt
dc.subjectHistorypt
dc.subjectTraumapt
dc.subjectIbero-American Cinemaspt
dc.subjectDocumentarypt
dc.titleMemórias em Movimento: História e Trauma nos Cinemas Ibero- Americanos.pt
dc.typebookpt
degois.publication.titleMemórias em Movimento: História e Trauma nos Cinemas Ibero- Americanos.pt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.14195/978-989-26-2388-7pt
dc.date.embargo2023-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairetypebook-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_2f33-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Livros e Capítulos de Livros
Files in This Item:
File Description SizeFormat
407-Book Manuscript-1629-3-10-20240110.pdf5.23 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

45
checked on Jul 17, 2024

Download(s)

93
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons