Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/113427
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVilhena, Carla-
dc.contributor.authorValadas, Sandra T.-
dc.contributor.authorFernandes, Preciosa-
dc.contributor.authorFigueiredo, Carla-
dc.date.accessioned2024-02-19T18:28:49Z-
dc.date.available2024-02-19T18:28:49Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.issn2176-8501pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/113427-
dc.description.abstractO artigo apresenta resultados de um estudo que teve como objetivos conhecer a utilização nas atividades escolares de plataformas e tecnologias digitais por alunos portugueses, as dificuldades que identificam na sua utilização e compreender o efeito do nível de escolaridade do pai e da mãe nestas duas dimensões. Foi utilizado um inquérito por questionário a que responderam 2037 alunos do Ensino Básico e Secundário (6o, 9o e 12o anos de escolaridade), que frequentavam escolas localizadas em diferentes regiões de Portugal. Os resultados indicam que o nível de escolaridade da mãe está associado à utilização de plataformas mais diversificadas, a uma utilização mais frequente e à enunciação, pelos alunos, de maiores dificuldades em contexto pandémico.pt
dc.description.abstractThe article presents results from a study whose purposes were to develop knowledge on the use of digital platforms and technologies in school activities by Portuguese students and the difficulties they identify when using them. We also aimed to understand the effect of their parents’ educational attainment upon these two dimensions. 2037 Basic and Secondary Education (Years 6, 9, and 12) students, who attended schools in different Portuguese regions, answered a questionnaire. The results indicate that the mother’s level of schooling is associated to the use of more diversified platforms, to a more frequent use, and to students stating more difficulties in context of the pandemic.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt
dc.subjectPlataformas e Tecnologias Digitaispt
dc.subjectNível de Escolaridade dos paispt
dc.subjectAlunos do Ensino Básico e Secundáriopt
dc.subjectPortugalpt
dc.titleTECNOLOGIAS DIGITAIS E CAPITAL CULTURAL – ASSOCIAÇÃO ENTRE O NÍVEL DE ESCOLARIDADE DOS PAIS E UTILIZAÇÃO PELOS ALUNOS DE TECNOLOGIAS DIGITAISpt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage81pt
degois.publication.lastPage101pt
degois.publication.titleRevista Conhecimento Onlinept
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.25112/rco.v1.2956pt
degois.publication.volume1pt
dc.date.embargo2023-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairetypearticle-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.orcid0000-0002-5524-5174-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
2956-Texto do artigo-9519-1-10-20230214.pdf2.99 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

54
checked on Jul 17, 2024

Download(s)

24
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons