Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/113316
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pinto, Rooney Figueiredo | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-14T16:53:59Z | - |
dc.date.available | 2024-02-14T16:53:59Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-8970-43-5 | pt |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/113316 | - |
dc.description.abstract | Partindo da tese de que a memória social é sociodinâmica e que a recordação reflete um movi- mento mnemónico socio-espaço-temporal dos eventos biográficos, propomos reflexões sobre como se manifestam as recordações do tempo de escola e que significados são atribuídos. A partir de entrevistas semiestruturadas aplicadas em 2017 a professoras que deram aulas durante o Estado Novo, recorremos à análise qualitativa para o tratamento dos dados coletados. As narrativas revelaram que as recordações emergem paradoxalmente nostálgicas e críticas aos contextos associados ao Regime, denunciando uma narrativa em constante diálogo do passado com o presente, especialmente quanto à noção de autoridade e a relação professor/a-aluno/a. | pt |
dc.description.abstract | Starting from the thesis that social memory is sociodynamic and that remembrance reflects a socio-spatial-temporal mnemonic movement of biographical events, we propose reflections on how school time memories manifest themselves and what meanings are attributed to them. From semi-structured inter- views applied in 2017 to teachers who taught during Estado Novo, we call upon qualitative analysis for the treatment of collected data. The narratives revealed that the memories emerge paradoxically nostalgic and critical to the contexts associated with the Regime, announcing a narrative in constant dialogue of the past with the present, especially regarding the notion of authority and the teacher-student relationship. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | CITCEM | pt |
dc.relation | UIDB/04059/2020 | pt |
dc.rights | openAccess | pt |
dc.subject | Histórias e Memórias da Escola | pt |
dc.subject | Estado Novo | pt |
dc.subject | Memória Social | pt |
dc.subject | Perspectiva Sociodinâmica | pt |
dc.title | Histórias e Memórias da Escola do Tempo do Estado Novo em Portugal. Um Olhar Sob a Perspectiva Sociodinâmica de Moles e da Memória Social de Halbwachs | pt |
dc.type | bookPart | pt |
degois.publication.title | A investigação em História da Educação: novos olhares sobre as fontes na era digital | pt |
dc.peerreviewed | yes | pt |
dc.identifier.doi | 10.21747/978‐989‐8970‐43‐5/inv | pt |
dc.date.embargo | 2021-01-01 | * |
uc.date.periodoEmbargo | 0 | pt |
item.openairetype | bookPart | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
crisitem.project.grantno | Transdisciplinary Research Centre «Culture, Space and Memory» - | - |
crisitem.author.researchunit | CEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0002-2787-5689 | - |
Aparece nas coleções: | I&D CEIS20 - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
5470511.pdf | 305.61 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
33
Visto em 17/jul/2024
Downloads
28
Visto em 17/jul/2024
Google ScholarTM
Verificar
Altmetric
Altmetric
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.