Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/113316
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPinto, Rooney Figueiredo-
dc.date.accessioned2024-02-14T16:53:59Z-
dc.date.available2024-02-14T16:53:59Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.isbn978-989-8970-43-5pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/113316-
dc.description.abstractPartindo da tese de que a memória social é sociodinâmica e que a recordação reflete um movi- mento mnemónico socio-espaço-temporal dos eventos biográficos, propomos reflexões sobre como se manifestam as recordações do tempo de escola e que significados são atribuídos. A partir de entrevistas semiestruturadas aplicadas em 2017 a professoras que deram aulas durante o Estado Novo, recorremos à análise qualitativa para o tratamento dos dados coletados. As narrativas revelaram que as recordações emergem paradoxalmente nostálgicas e críticas aos contextos associados ao Regime, denunciando uma narrativa em constante diálogo do passado com o presente, especialmente quanto à noção de autoridade e a relação professor/a-aluno/a.pt
dc.description.abstractStarting from the thesis that social memory is sociodynamic and that remembrance reflects a socio-spatial-temporal mnemonic movement of biographical events, we propose reflections on how school time memories manifest themselves and what meanings are attributed to them. From semi-structured inter- views applied in 2017 to teachers who taught during Estado Novo, we call upon qualitative analysis for the treatment of collected data. The narratives revealed that the memories emerge paradoxically nostalgic and critical to the contexts associated with the Regime, announcing a narrative in constant dialogue of the past with the present, especially regarding the notion of authority and the teacher-student relationship.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherCITCEMpt
dc.relationUIDB/04059/2020pt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectHistórias e Memórias da Escolapt
dc.subjectEstado Novopt
dc.subjectMemória Socialpt
dc.subjectPerspectiva Sociodinâmicapt
dc.titleHistórias e Memórias da Escola do Tempo do Estado Novo em Portugal. Um Olhar Sob a Perspectiva Sociodinâmica de Moles e da Memória Social de Halbwachspt
dc.typebookPartpt
degois.publication.titleA investigação em História da Educação: novos olhares sobre as fontes na era digitalpt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.21747/978‐989‐8970‐43‐5/invpt
dc.date.embargo2021-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairetypebookPart-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.project.grantnoTransdisciplinary Research Centre «Culture, Space and Memory» --
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.orcid0000-0002-2787-5689-
Aparece nas coleções:I&D CEIS20 - Livros e Capítulos de Livros
Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
5470511.pdf305.61 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato simples

Visualizações de página

33
Visto em 17/jul/2024

Downloads

28
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.