Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/113313
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMorais, Filipa-
dc.contributor.authorCruz, Inês-
dc.contributor.authorMontez, Mário-
dc.date.accessioned2024-02-14T15:52:28Z-
dc.date.available2024-02-14T15:52:28Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.issn1698-4404pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/113313-
dc.description.abstractApresentamos neste artigo as vantagens que o ensino da Antropologia oferece para o ensino da Animação Socioeducativa, licenciatura da Escola Superior de Educação de Coimbra, tanto em termos teóricos quanto metodológicos, traduzidas nos trabalhos interdisciplinares em Antropologia Social e Cultural e Atelier de Análise Social da Educação. Estas vantagens prendem-se com uma sensibilização para o respeito pela diversidade e identidade culturais dos grupos sociais sobre os quais incidem as intervenções em Animação Socioeducativa, desconstruindo, a partir das perspetivas da Antropologia, noções como desenvolvimento unilinear das sociedades humanas, explicações etnocentristas de fenómenos sociais ou a identificação da aculturação como resultado inevitável do contacto entre diferentes grupos sociais e (sub)culturas. Prendem-se ainda com os benefícios epistemológicos e práticos trazidos pelo trabalho de campo - técnicas etnográficas, voluntariado e contacto prolongado com os grupos sociais estudados - para a fundamentação das intervenções, no terreno, que constituirão o âmbito profissional destes estudantes.pt
dc.description.abstractIn this article we present the advantages that the teaching of Anthropology offers for the teaching of Socio-Educational Animation, an academic degree in Escola Superior de Educação de Coimbra, both in theoretical and methodological terms, translated into interdisciplinary works in the subjects of Social and Cultural Anthropology and Atelier of Social Analysis of Education. These advantages relate to raising awareness of the importance of respect for cultural diversity and identity of the social groups on which interventions in Socio-Educational Animation focus, deconstructing, from the theoretical perspectives of Anthropology, notions such as the unilinear development of human societies, ethnocentric explanations of social phenomena or the identification of acculturation as an inevitable result of the contact between different social groups and (sub)cultures. They relate also to the epistemological and practical advantages that fieldwork - ethnographic techniques, volunteer work and prolonged proximity to the studied social groups - has for the foundation of the interventions that will constitute the scope of action of these students as professionals in the field.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectEtnocentrismo e Relativismo Culturalpt
dc.subjectDiversidade Socioculturalpt
dc.subjectPesquisa Etnográficapt
dc.subjectTrabalho de Campo e Voluntariadopt
dc.subjectAnimação Socioeducativapt
dc.titleCONTRIBUTOS DA ANTROPOLOGIA SOCIAL E CULTURAL PARA A FORMAÇÃO EM ANIMAÇÃO SOCIOEDUCATIVA: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E INTERVENÇÃO NO TERRENOpt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage1pt
degois.publication.lastPage45pt
degois.publication.issue38pt
degois.publication.titleQuaderns d’Animació i Educació Socialpt
dc.peerreviewedyespt
dc.date.embargo2023-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypearticle-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Artigo_contributos_antropologia_ASE_quaderns_julho2023.pdf421.44 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

44
checked on Jul 24, 2024

Download(s)

59
checked on Jul 24, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.