Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/113030
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVictorino, José Guilherme-
dc.date.accessioned2024-02-05T17:19:16Z-
dc.date.available2024-02-05T17:19:16Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.issn1647-8622pt
dc.identifier.issn1645-3530pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/113030-
dc.description.abstractO presente estudo tem por objeto a análise do enredo e dos múltiplos contornos de uma obra nunca publicada, julgada como perdida, O Estandarte, original de António Ferro, levada à cena em 1932. Para além da polémica que rodeou a estreia, examinam-se outros elementos, como as motivações do autor ao ter baseado a peça em factos reais, incidindo sobre a vida de Homem Cristo Filho, não só pretendendo reabilitar a sua memória, como aproveitando para clamar sobre a necessidade de um apaziguamento entre fações em conflito no mesmo campo político. Além da imprensa da época, esta pesquisa incluiu a consulta de correspondência inédita, entre ambos, de onde também se colo- cam hipóteses sobre as motivações e antecedentes que terão levado Ferro a estrear a peça naquele momento político e a probabili- dade de, através d’O Estandarte, ter pretendido contribuir para a criação de um ambiente favorável à ascensão de Salazar, perante a opinião pública, demarcando-se, em simultâneo, de um passado extremista, da maior conveniência perante o advento da nova ordem que começava a prefigurapt
dc.description.abstractThis study aims to analyse the plot and the multiple contours of O Estandarte, an original unpubli- shed work, considered as lost, by António Ferro, which premiered in April 1932. In addition to exami- ning the atmosphere of animosity that surrounded the first showing, it studies other aspects, such as the author's motivations for having ba- sed the play on real facts, focusing on the life of Homem Cristo Filho, not only in order to rehabilitate his memory, but also to claim the need for appeasement between factions within the same political sector. In addition to analysing the press of that period, this research also studied the original correspondence between the two men, examining the motivations and previous circumstances that led Ferro to debut the play at that political moment, and the possibility of contributing to the creation of an environment that favoured the rise of Salazar before public opinion, while moving away from an extremist past, which was very convenient in the advent of the new order that was beginning to arise.pt
dc.description.abstractCette étude a pour objet l'analyse de l'intrigue et des multiples contours d'une œuvre inédite, considérée comme perdue, O Es- tandarte, une œuvre originale d'António Ferro, jouée en 1932. En plus de la controverse ayant entouré la première, d'autres éléments sont examinés, tels que les motivations de l'auteur lorsqu’il a basé sa pièce sur des faits réels, portant sur la vie de Homem Cristo Filho, en souhaitant non seulement réhabiliter sa mémoire, mais en en profitant également pour clamer le besoin d'apaisement entre les factions conflictuelles dans le même domaine politique. Outre la presse de l'époque, cette recherche a inclus la consultation d'une correspondance inédite entre les deux, à partir de laquelle sont également formulées des hypo- thèses sur les motivations et les antécédents qui ont conduit Ferro à débuter la pièce à ce moment politique et la probabilité que, par le biais du O Estandarte, il ait souhaité contribuer à la création d'un environnement favorable à l’ascension de Salazar, aux yeux de l'opinion publique, en se dé- marquant, en même temps, d’un passé extrémiste, de la plus grande commodité dans l'avènement du nouvel ordre qui commençait à être préfiguré.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherRevista do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbrapt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt
dc.subjectTeatropt
dc.subjectAntónio Ferropt
dc.subjectHomem Cristo Filhopt
dc.subjectOliveira Salazarpt
dc.subjectPropagandapt
dc.titleO teatro como manifesto político no advento do salazarismo: O caso da peça O Estandarte, em 1932pt
dc.title.alternativeThe theatre as a political manifesto in the advent of the salazar regime The case of the play O Estandarte (the banner), in 1932pt
dc.title.alternativeLE THÉÂTRE COMME MANIFESTE POLITIQUE DANS L'AVÈNEMENT DU SALAZARISME: LE CAS DE LA PIÈCE O ESTANDARTE EN 1932pt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage153pt
degois.publication.lastPage168pt
degois.publication.issue18pt
degois.publication.locationCoimbrapt
degois.publication.titleEstudos do Século XXpt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.14195/1647-8622_18_8pt
dc.date.embargo2018-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairetypearticle-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
4684-Article Text-23543-1-10-20181227.pdf263.9 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

27
checked on Jul 17, 2024

Download(s)

25
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons