Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112639
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPato, Luís Miguel-
dc.contributor.authorTorrijo Fincias, Patricia-
dc.contributor.authorMargarido, Cristóvão-
dc.contributor.authorPocinho, Ricardo-
dc.date.accessioned2024-02-02T10:13:41Z-
dc.date.available2024-02-02T10:13:41Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.issn2795-5559pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/112639-
dc.description.abstractAo abordar os media pode ver-se que se está perante uma enunciação de manifestações comunicacionais norteadas por uma relação direta, de causa e efeito, que ocorre em dois domínios – o estímulo codificado, que é proposto pelos media, e as múltiplas respostas que compõem a interação com o público. É na vastidão deste eixo, que é caraterizado por uma constante permuta de códigos, signos e suportes linguísticos, que ocorre o paradigma da construção e transmissão da realidade para o homem através dos artefactos mediáticos. No caso da televisão, historicamente, está-se perante um meio de comunicação com uma presença e um impacto que são inauditos na história da humanidade. Dos seus conteúdos destaca-se a informação. No que concerne ao consumidor idoso, pode ver- se que se regista uma grande adesão ao meio a este género em particular. Esta aspeto deve-se ao cumprimento de necessidades relacionadas não só com a sua dieta mediática, como também à resposta a dinâmicas muito particulares desta faixa etária. Neste trabalho, que se encontra ainda em fase de revisão literária, à luz da abordagem dos Usos & Gratificações (U&G), pretende-se, num primeiro momento, fazer uma revisão dos motivos que sustentam e particularizam o consumo de TV e da informação televisiva, compreendendo não só as motivações para o consumo deste meio e este género em particular para os idosos, como também a pluralidade que especificam as aplicações práticas que representa no quotidiano e na qualidade de vida dos idosos. Palavras-chave: televisão, informação, idosos, usos e gratificaçõespt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.titleMotivações para o consumo de televisão pelos seniores – da televisão generalista à informação televisiva (uma revisão do estado da arte)pt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage81pt
degois.publication.lastPage96pt
degois.publication.titleRIAGE Revista Ibero-Americana de Gerontologiapt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.61415/riage.33pt
degois.publication.volume2pt
dc.date.embargo2022-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypearticle-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
RIAGE-2-89-104.pdf429.94 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

7
checked on Aug 14, 2024

Download(s)

7
checked on Aug 14, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.