Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112191
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dc.contributor.authorMariani, Silvana-
dc.date.accessioned2024-01-24T09:49:23Z-
dc.date.available2024-01-24T09:49:23Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/112191-
dc.description.abstractO artigo discorre sobre dois filmes poucos conhecidos do cineasta Patricio Guzmán – Em Nome de Deus (1987) e A Cruz do Sul (1992) que apontam para o papel que exerceram as religiões, especialmente a Igreja Católica em uma de suas correntes teológicas de cunho político progressista, no apoio às vítimas e a seus familiares durante a ditadura militar chilena. Através de uma análise que combina estudos fílmicos com estudos teológicos, pretendo destacar dois temas que emergem em ambos os filmes: por um lado, o protagonismo da Igreja na defesa dos direitos humanos e o caráter imanentista e revolucionário da Teologia da Libertação junto às comunidades desfavorecidas e, por outro lado, o papel ambíguo exercido pela Igreja desde a chegada dos conquistadores na América.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectDocumentáriopt
dc.subjectditadurapt
dc.subjectteologia da libertaçãopt
dc.titleO papel da igreja na resistência à ditadura em dois filmes de Patricio Guzmánpt
dc.typearticlept
degois.publication.issue0pt
degois.publication.locationhttps://stylorevistaea.wordpress.compt
degois.publication.titleStylo Revista de Estudos Artísticospt
dc.peerreviewednopt
dc.date.embargo2023-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypearticle-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
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