Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/111095
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLemos, Diogo-
dc.date.accessioned2023-12-18T14:47:43Z-
dc.date.available2023-12-18T14:47:43Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.isbn978-989-8970-58-9pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/111095-
dc.description.abstractEm 1727, por intermédio de D. Luís da Cunha (1662-1749), delega-se a Juste-Aurèle Meissonnier (1695-1750), orfèvre du roi e dessinateur de la Chambre et du Cabinet du Roi de France, a superintendência da fabricação de um novo trono para D. João V (1689-1750): um aparatoso conjunto de peças composto por um bufete, um espaldar com sobrecéu e dossel, um tapete de estrado e uma cadeira real, nas quais figuravam composições alegóricas e emblemáticas. Com foco numa análise assente em fontes primárias, o ensaio que aqui se apresenta tem como objetivo o enquadramento dos processos de encomenda e, mais particularmente, a descodificação narrativa e iconográfica das representações inclusas neste conjunto de peças. Verdadeiros símbolos e signos de propaganda alusivos ao projeto lusitano de expansão da fé cristã — alicerçados numa narrativa messiânica, fabricada durante o período de consolidação da Restauração da Independência (1640), que assegurava o desígnio da Divina Providência e a intercessão da Virgem Maria —, consubstanciavam a encenação da imagem entronizada dos reis brigantinos. In 1727, Juste-Aurèle Meissonnier (1695-1750), orfèvre du roi and desinateur de la Chambre et du Cabinet du Roi de France, was responsible for the superintendence of a new royal throne for John V of Portugal (1689-1750): a spectacular set of pieces in which featured allegorical and emblematic compositions whose understanding is lacking. Focusing on an analysis based on primary sources, this study aims to frame the commissioning processes and, more particularly, understand the narrative and iconographic program of this set of pieces through the spectrum of the enthroned image of the king: a propaganda plan in which the association of the Virgin Mary with the Portuguese monarchy and its project of expansion of the Christian faith played an important rolept
dc.language.isoporpt
dc.publisherCITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memóriapt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectD. João V; trono; emblemática; alegoria; retrato; D. José I.pt
dc.subjectJohn V of Portugal; throne; emblems; allegory; portrait; Josephpt
dc.titleO novo trono de D. João V: um retrato da entronização brigantinapt
dc.typebookPartpt
degois.publication.firstPage337pt
degois.publication.lastPage363pt
degois.publication.locationPortopt
degois.publication.titleIgnoranti Quem Portum Petat, Nullus Suus Ventus Est: novos caminhos e desafios icónico- textuaispt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.21747/978-989-8970-57-2/ignpt
dc.date.embargo2023-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypebookPart-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.author.researchunitCHSC – Center for History of Society and Culture-
crisitem.author.orcid0000-0002-2985-0119-
Appears in Collections:FLUC Secção de Artes - Livros e Capítulos de Livros
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Lemos diogo o novo trono de D. Joao V.pdfO novo trono de D. João V: um retrato da entronização brigantina12.3 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

211
checked on May 8, 2024

Download(s)

96
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.