Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/110456
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNeto, João Clemente de Souza-
dc.contributor.authorSilva, Marcos Antonio Batista da-
dc.date.accessioned2023-11-23T18:20:29Z-
dc.date.available2023-11-23T18:20:29Z-
dc.date.issued2023-04-
dc.identifier.isbn978-989-8797-96-4-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/110456-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo ajudar a (re)afirmar os campos de atuação e de formação da Pedagogia Social no contexto brasileiro. O objetivo da Pedagogia Social é potencializar os sujeitos e as comunidades para a convivência humana e para reduzir e/ou erradicar as violações dos direitos de idosos, crianças, mulheres, pessoas com deficiência, LGBTQIAPN+, negros e indígenas. No Brasil, a Pedagogia Social atua nas dimensões socioassistencial, socioeducacional, sociopastoral e sociopolítica, as quais buscam inserir o excluído no processo de libertação (Souza Neto et al., 2022). A complexidade da Pedagogia Social está nas questões sociais e no processo de aprendizagem. Pela perspectiva das reflexões de Paulo Freire, Dussel, Vygotsky e Gramsci, é a partir do social que tendem a emergir novas pedagogias. Os pressupostos freirianos abrem caminhos para a compreensão do outro e da relação entre Ética e Educação, a partir da ótica dos descamisados e daqueles que se encontram em situação de múltiplas privações de direitos. Compreendemos que é fundamental que a Pedagogia Social aprofunde o debate sobre o antirracismo no campo educacional, tendo em vista que o racismo descontrói o tecido social fundado na prática da justiça. Acreditamos que o desafio que enfrentamos é tensionar o campo educacional a repensar seu currículo e epistemologias. Ilustramos este debate com uma análise do currículo do “Curso Internacional de Especialização em Pedagogia Social”, da Universidade de São Paulo (USP) no Brasil (formação especializada a profissionais que procuram na Pedagogia Social novas perspectivas para o trabalho socioeducativo). Assim perguntamos: se e como este curso tem introduzido o debate étnico-racial no currículo. Nossas análises mostram de um lado, que a discussão sobre a temática perpassa o currículo de forma transversal, via diversidade. Por outro, não há disciplinas, cujo os títulos contemplem descritores como por exemplo, “raça”, racismo, antirracismo.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherCICS.NOVA.IPLeiria e ESECS.Politécnico de Leiriapt
dc.relation725402pt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectBrasilpt
dc.subjectPedagogia socialpt
dc.subjectCurrículopt
dc.subjectRelações étnico-raciaispt
dc.titlePedagogia social: a formação do educador social, relações étnico-raciais e currículopt
dc.typeconferenceObjectpt
degois.publication.firstPage563pt
degois.publication.lastPage574pt
degois.publication.locationLeiriapt
degois.publication.titleLivro de Atas: XXXIV Congresso Internacional da SIPS (Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social) e 10.ª Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social – “Pedagogia Social e Mediação Intercultural: Teoria e Prática na Intervenção Socioeducativa”pt
dc.relation.publisherversionhttps://doi.org/10.25766/d6g0-b749pt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.25766/d6g0-b749-
dc.date.embargo2023-04-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypeconferenceObject-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0003-2701-0316-
Appears in Collections:I&D CES - Artigos e Resumos em Livros de Actas
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Pedagogia social_a formacao.pdf1.46 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

86
checked on May 8, 2024

Download(s)

80
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.