Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/110188
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dc.contributor.authorRafael, Ulisses Neves-
dc.date.accessioned2023-11-16T11:27:58Z-
dc.date.available2023-11-16T11:27:58Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.issn0873-6561pt
dc.identifier.issn2182-2891pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/110188-
dc.description.abstractEm junho de 1939 Gonçalves Fernandes visitou Maceió, quase trinta anos após o fatídico episódio que ficou conhecido no local como o “Quebra de 1912” e que implicou na destruição quase total das casas de cultos afro-religiosos da capital estadual e municípios vizinhos. O estudioso pernambucano verificou a existência de uma modalidade religiosa que ele chamou de “candomblé em silêncio”, tendo dedicado ao assunto todo o primeiro capítulo do seu livro O Sincretismo Religioso no Brasil. As cerimônias realizadas nos terreiros de Maceió no período são descritas por ele como uma liturgia fechada, sem danças, cantos e sem a exaltação dos toques dos tambores, estando, portanto, cercadas de mistério e segredo, prevalecendo o cochicho e as atitudes pouco extravagantes.pt
dc.description.abstractin June 1939, Gonçalves Fernandes visited Maceió, almost thirty years after the episode that became locally known as “1912 racket”, involving the destruction of almost every afro-religious cult house in the state’s capital and neighbouring towns. Gonçalves Fernandes noticed the existence of a religious modality that he called “silent candomblé”, having dedicated to the subject all the first chapter of his book O Sincretismo Religioso no Brasil. the ceremonies carried out in cult houses in Maceió in that period are described by Fernandes as a closed liturgy, with neither dances and chants nor the excitement caused by the drums, being, therefore, ceremonies surrounded by mystery and secret where whispering and non-fancy attitudes prevailed.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherCentro em Rede de Investigacao em Antropologia - CRIApt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt
dc.subjectperseguição religiosapt
dc.subjectMaceió / ALpt
dc.subject“Quebra de 1912”pt
dc.subjectxangô rezado baixopt
dc.subjectreligious persecutionpt
dc.subjectMaceió / ALpt
dc.subject“1912 racket”pt
dc.subjectwhispered shangopt
dc.titleMuito barulho por nada ou o “xangô rezado baixo”: uma etnografia do “Quebra de 1912” em Alagoas, Brasilpt
dc.title.alternativeMuch ado about nothing or "whispered shango": An ethnography of the "1912 racket" in Alagoas, Brazilpt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage289pt
degois.publication.lastPage310pt
degois.publication.issuevol. 14 (2)pt
degois.publication.titleEtnograficapt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.4000/etnografica.297pt
dc.date.embargo2010-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairetypearticle-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0002-5339-917X-
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais
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