Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/109952
Title: A escolarização das pessoas com deficiência no Brasil: atendimento, atraso e progressão no ensino fundamental segundo o Censo 2000
Other Titles: The schooling of disabled people in Brazil: Attendance, retention and progression in primary education according to the 2000 census
Authors: França, Tiago Henrique P. M. 
Rios-Neto, Eduardo L. G.
Keywords: Deficiência; Atendimento escolar; Atraso escolar; Probabilidade de progressão por série; Disability; School attendance; Grade retention; Grade progression probability
Issue Date: 2012
Publisher: Associacao Brasileira De Estudos Populacionais
Serial title, monograph or event: Revista Brasileira de Estudos de Populacao
Volume: 29
Issue: 2
Abstract: O presente artigo tem por objetivo evidenciar a implicação das deficiências sobre o atendimento, o atraso e a progressão escolar no ensino fundamental. Para tal, é utilizada a modelagem estatística logística binária. Após apresentação dos diferentes conceitos de deficiência, por meio do Censo 2000, transcorre- -se a análise dos quesitos pretendidos. A progressão escolar é pesquisada por meio da medida nomeada probabilidade de progressão por série (PPS), dos três pontos de maior relevância no desenvolvimento do ensino fundamental. Os resultados indicam grande disparidade entre as deficiências na determinação dos elementos investigados. Em geral, todas as condições se mostram como fatores que desfavorecem o desenvolvimento na carreira escolar. Porém, a implicação das deficiências sobre as PPS se reduz com o avanço no ensino fundamental, sendo também menos significativa a cada etapa sequente. Entre os quesitos analisados, o atraso escolar demonstrou sofrer relevante variação, devido ao controle por fatores de natureza socioeconômica. No mais, este trabalho contém resultados e aponta contributos para o desenvolvimento científico dessa área de estudo.
This article aims to highlight the implications of disabilities in attendance, retention and progression in primary schools, using binary logistic statistical modeling. After presenting the different concepts of disability using the 2000 Census, we analyze the following questions. School progression is investigated using a measure called Grade Progression Probability (GPP), with the three most relevant points in the development of basic education. The results show wide disparity disabilities in determining the elements investigated. In general, all conditions are factors discouraging development in the school life. However, the implication of disabilities on the GPP decreases with each grade in elementary school, being less significant at each subsequent grade. Among the issues we analyzed, grade retention demonstrated a more significant variation, given the nature of controlling socioeconomic factors. Moreover, this study contains results and points to contributions to the scientific development of this area.
URI: http://hdl.handle.net/10316/109952
ISSN: 0102-3098
DOI: 10.1590/S0102-30982012000200003
Rights: openAccess
Appears in Collections:FEUC- Artigos em Revistas Internacionais

Show full item record

Page view(s)

28
checked on Apr 24, 2024

Download(s)

10
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons