Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/109798
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPortugal, Alda Marques-
dc.contributor.authorAlberto, Isabel Marques-
dc.date.accessioned2023-10-27T09:43:31Z-
dc.date.available2023-10-27T09:43:31Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.issn0102-3772pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/109798-
dc.description.abstractA comunicação parento-filial é uma dimensão central do exercício da parentalidade. O objetivo do presente estudo foi identificar e comparar as percepções de 467 progenitores e 329 crianças (entre 7 e 11 anos) sobre a comunicação parento-filial, através da Escala de Avaliação da Comunicação na Parentalidade (COMPA). Os testes t de Student, ANOVA e correlação de Pearson revelaram alguns resultados estatisticamente significativos: destaque positivo de mães/filhas na comunicação, relação positiva entre dimensões metacomunicação e partilha/confiança da intimidade por parte das crianças, e influência das variáveis sociodemográficas (níveis socioeconómico e de escolaridade baixos, contexto rural) sobre a comunicação. De uma forma geral, os resultados sugerem a necessidade de dar atenção às relações parento-filiais em contextos escolares e socioeconómicos desfavorecidospt
dc.description.abstractParent-child communication is a central dimension of the parenting task. The main goal of the present study was to identify and compare the perceptions of 467 parents and 329 children (ages between 7-11 years) related to parent-child communication, using the Perception Scale of Parenting Communication. Student’s t-test, ANOVA, and Pearson correlations revealed some statistically significant results: a positive emphasis of mothers/daughters on communication, a positive relationship between meta-communication and sharing/confidence dimensions for children, and the influence of sociodemographic variables (low levels of financial income and education, rural context) on the quality of communication. In general, these results seem to indicate the necessity of paying attention to the parent-child relationship in disadvantaged school and socioeconomic contexts.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherSpringer Naturept
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt
dc.subjectcomunicação pais-criançapt
dc.subjectcrianças em idade escolarpt
dc.subjectestudo comparativopt
dc.subjectparent-child communicationpt
dc.subjectschool-age childrenpt
dc.subjectcomparative studypt
dc.titleCaracterização da comunicação entre progenitores e filhos em idade escolar: estudo com uma amostra portuguesapt
dc.title.alternativeCharacterization of parent-child communication in school-age children: Study with a Portuguese samplept
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage381pt
degois.publication.lastPage391pt
degois.publication.issue4pt
degois.publication.titlePsicologia: Teoria e Pesquisapt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.1590/S0102-37722013000400004pt
degois.publication.volume29pt
dc.date.embargo2013-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypearticle-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.author.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.author.orcid0000-0001-8951-2077-
crisitem.author.orcid0000-0002-0372-8449-
Appears in Collections:FPCEUC - Artigos em Revistas Internacionais
Show simple item record

Page view(s)

63
checked on Sep 11, 2024

Download(s)

45
checked on Sep 11, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons