Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/109358
Title: Escala de Avaliação da Comunicação na Parentalidade (COMPA): Desenvolvimento e Validação de uma Medida da Comunicação Parento-filial*
Other Titles: Escala de Evaluación de la Comunicación en la Parentalidad (COMPA): Desarrollo y Validación de una Medida de la Comunicación Padres-Hijos
Perception Scale of Parenting Communication (COMPA): Development and Validation of a Parent-Child Communication Measure
Authors: Portugal, Alda Patricia Marques 
Alberto, Isabel Maria Marques 
Keywords: Comunicação parento-filial; crianças em idade escolar; adolescentes; validação; Comunicación paterno-filial; niños en edad escolar; adolescentes; validación; Parent-child communication; school-age children; adolescents; validation
Issue Date: 2014
Publisher: Universidad del Rosario (Colombia)
Serial title, monograph or event: Avances en Psicologia Latinoamericana
Volume: 32
Issue: 1
Abstract: Neste trabalho foram apresentadas as características psicométricas das versões da Escala de Avaliação da Comunicação na Parentalidade (COMPA): versão parental, versão adolescentes (12-16 anos) e versão crianças (7-11 anos). Este instrumento tem por objetivo avaliar as perceções de progenitores e filhos sobre a comunicação que mantêm. O estudo foi realizado com uma amostra de 803 progenitores e 619 filhos da população portuguesa. Os resultados da análise de componentes principais revelaram uma estrutura de cinco fatores para a versão parental (expressão afetiva/suporte emocional, α: .821; disponibilidade parental para a comunicação,α: .732; metacomunicação, α: .725; partilha/confiança de progenitores para filhos, α: .753; partilha/confiança de filhos para progenitores, α: .615) e versão adolescentes (disponibilidade parental para a comunicação,α:.865; partilha/confiança de filhos para progenitores, α: .873; expressão afetiva/suporte emocional, α: .838; metacomunicação α: .805; padrões negativos de comunicação, α: .650) e de dois fatores para a versão das crianças (disponibilidade parental para a comunicação,α: .842; expressão afetiva/suporte emocional, α: .784). Esta estrutura fatorial exploratória foi confirmada pela análise de equações estruturais. Os níveis de consistência interna revelaram-se bons para fins de investigação e clínicos.
Este trabajo presenta las características psicométricas de las versiones de la Escala de Evaluación de la Comunicación en la Parentalidad (COMPA): versión parental, versión para adolescentes (12-16 años) y versión para niños (7-11 años). Esta es una prueba que tiene el objetivo de evaluar las percepciones de padres e hijos sobre la comunicación que mantienen. El estudio se realizó con una muestra de 803 padres y 619 hijos de la población portuguesa. Los resultados del análisis de componentes principales han revelado una estructura de cinco factores para la versión parental (expresión afectiva/ soporte emocional, α:.821; disponibilidad parental para la comunicación, α:.732; metacomunicación, α:.725; compartir/confianza de los padres en los hijos, α:.753; compartir/confianza de los hijos en los padres, α:.615) y para la versión de adolescentes (disponibilidad parental para la comunicación, α:.865; compartir/confianza de los hijos en los padres, α:.873; expresión afectiva/soporte emocional, α:.838; metacomunicación, α:.805; patrones negativos de comunicación, α:.650) y de dos factores para la versión de los niños (disponibilidad parental para la comunicación, α:.842; expresión afectiva/soporte emocional, α:.784). Esta estructura factorial exploratoria fue confirmada mediante un análisis de ecuaciones estructurales. Los niveles de consistencia interna se han revelado buenos para el propósito de investigación y evaluación clínica.
The main goal of this study was the presentation of the psychometric characteristics of the Scale of Parenting Communication (COMPA): parental version, adolescent version (12-16 years old) and children version (7-11 years old). This instrument has the purpose of evaluating the percepction of parents and children regarding their communication. The sample was composed of 803 parents and 619 children sampled from a Portuguese population. The results of an exploratory factor analysis revealed a five factor structure for the parental version (emotional support/affective expression, α: .821; parental availability to communication, α: .732; metacommunication, α: .725; parental confidence/sharing, α: .753; children confidence/sharing α: .615) and for the adolescent version (parental availability to communication, α: .865; children confidence/sharing, α: .873; emotional support/affective expression, α: .838; metacommunication, α: .805; negative communication patterns, α: .650) and a two factor structure for the children version (parental availability to communication, α: .842; emotional support/affective expression, α: .784). This factorial structure was confirmed by structural equations analysis. The levels of internal consistency of COMPA seem to be appropriate for research and clinical use
URI: https://hdl.handle.net/10316/109358
ISSN: 17944724
21454515
DOI: 10.12804/apl32.1.2014.06
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Artigos em Revistas Internacionais

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