Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/109296
Title: | Relação entre habilidades cognitivas não-verbais e variáveis presentes no contexto educacional | Other Titles: | Relationship between non-verbal cognitive abilities and variables in the educational context Relación entre habilidades cognitivas no-verbales y variables presentes en el contexto educacional |
Authors: | Mecca, Tatiana Pontrelli Jana, Tatiana Abraão Simões, Mário Rodrigues Macedo, Elizeu Coutinho de |
Keywords: | Inteligência; educação; testes de desempenho; Intelligence; education; performance tests; inteligencia; educación; testes de desempeño | Issue Date: | 2015 | Publisher: | Associacao Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) | Serial title, monograph or event: | Psicologia Escolar e Educacional | Volume: | 19 | Issue: | 2 | Abstract: | O objetivo deste estudo foi verificar a relação entre habilidades cognitivas não-verbais avaliadas pela Escala Internacional de Inteligência Leiter-R e variáveis presentes no contexto educacional. A Leiter-R foi administrada em 213 crianças com idades entre 6 e 8 anos, pertencentes a escolas públicas e particulares, juntamente com o Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras e a Prova de Aritmética. Os alunos de escolas particulares alcançaram uma pontuação superior aos de escolas públicas nos 6 subtestes da Leiter-R, sendo que essas diferenças também foram observadas na faixa etária de 6 anos. No entanto, aos 7e 8 anos, as diferenças foram apenas em 2 subtestes. As correlações entre a Leiter-R e os testes de desempenho acadêmico foram positivas, significativas e de magnitude moderada. As análises de regressão linear indicaram predição das habilidades cognitivas em 24,2% do desempenho em aritmética e 30,6% do desempenho de leitura. The aim of this study was to investigate the relationship between non-verbal cognitive skills evaluated by the Leiter-R Intelligence International Scale and variables in the educational context. The Leiter-R was administered to 213 children aged between 6 and 8 years old, belonging to public and private schools, along with the Reading Competence Test of words and pseudo words and Proof of arithmetic. Students of private schools reached a higher score to the public schools in six subtests of the Leiter-R, and these differences were also observed in the age group for six years. However, between the ages of 7 and 8 years, the differences were only in two subtests. The correlations between the Leiter-R and academic achievement tests were positive, significant and of moderate magnitude. The linear regression analyzes indicated prediction of cognitive abilities in 24.2% of the arithmetic performance and 30.6% of the read performance. El objetivo de este estudio fue verificar la relación entre habilidades cognitivas no-verbales evaluadas por la Escala Internacional de Inteligencia Leiter-R y variables presentes en el contexto educacional. Se administró la Leiter-R a 213 niños con edades entre 6 y 8 años, pertenecientes a escuelas públicas y particulares, juntamente con el Test de Competencia de Lectura de Palabras y Pseudo-palabras y la Prueba de Aritmética. Los alumnos de escuelas particulares alcanzaron una puntuación superior a los de escuelas públicas en los 6 sub-testes da Leiter-R, siendo que esas diferencias también fueran observadas en la etapa etaria de 6 años. Sin embargo, a los 7 y 8 años, las diferencias fueron sólo en 2 sub-testes. Las correlaciones entre la Leiter-R y los testes de desempeño académico fueron positivas, significativas y de magnitud moderada. Los análisis de regresión linear indicaron predicción de las habilidades cognitivas e nel 24,2% del desempeño en aritmética y el 30,6% del desempeño de lectura. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/109296 | ISSN: | 1413-8557 | DOI: | 10.1590/2175-3539/2015/0192844 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FPCEUC - Artigos em Revistas Internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relationship-between-nonverbal-cognitive-abilities-and-variables-in-the-educational-contextPsicologia-Escolar-e-Educacional.pdf | 376.4 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
82
checked on Oct 9, 2024
Download(s)
68
checked on Oct 9, 2024
Google ScholarTM
Check
Altmetric
Altmetric
This item is licensed under a Creative Commons License