Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/108881
Title: Educação holística para o empreendedorismo: uma estratégia de desenvolvimento integral, de cidadania e cooperação
Other Titles: Holistic education for entrepreneurship: A strat egy for comprehensive development, citizenship and cooperation
Authors: Albuquerque, Cristina Maria Pinto 
Ferreira, José Soares
Brites, Graça
Keywords: educação; educação holística; empreendedorismo; desenvolvimento; cooperação; education; holistic education; entrepreneurship; development; cooperation; educación; educación holística; emprendedurismo; desarrollo; cooperación
Issue Date: 2016
Publisher: Associacao Nacional de Pos-graduacao e Pesquisa em Educacao
Serial title, monograph or event: Revista Brasileira de Educacao
Volume: 21
Issue: 67
Abstract: O artigo procura posicionar a educação para o empreendedorismo como um elemento estratégico na promoção de modelos de desenvolvimento mais inclusivos, éticos e holísticos. Para o efeito, questiona as abordagens tradicionais associadas ao treino de competências funcionais e padronizadas em prol de uma noção de pedagogia empreendedora associada à capacitação e à educação para a cidadania e para o exercício de uma liberdade substancial e responsável. Por fim, procura ilustrar tais pressupostos com base na aplicação do Modelo Tree, por nós desenvolvido, a diversas situações reais de aprendizagem em contextos escolares.
The paper seeks to position entrepreneurship education as a strategic element in fostering development models more inclusive, holistic and ethical. To this end it questions the traditional approaches associated with functional and standardized skills training, towards a notion of entrepreneurial pedagogy associated with capacitation and education for citizenship and for the exercise of a substantial and responsible freedom. At the end it tries to illustrate such assumptions from the application of the Tree Model, develop by us, to several real learning situations in school environments.
El artículo tiene como objetivo posicionar a la educación para el emprendedurismo como elemento estratégico en la promoción de modelos de desarrollo más incluyentes, éticos y holísticos. Para tal fin, pone cuestiones relacionadas con la formación y las habilidades funcionales estandarizadas de enfoque tradicional hacia una noción de pedagogía emprendedora vinculada a la formación y la educación para la ciudadanía y el ejercicio de la libertad responsable y sustancial. Al final intenta ilustrar tales supuestos con la aplicación del Modelo de Árbol, desarrollado por nosotros, a varias situaciones reales de aprendizaje en el ámbito escolar.
URI: https://hdl.handle.net/10316/108881
ISSN: 1413-2478
DOI: 10.1590/S1413-24782016216752
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Artigos em Revistas Internacionais

Show full item record

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons