Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/107260
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRamos, Ludovina-
dc.contributor.authorSilva, José Tomás da-
dc.contributor.authorFestas, Isabel-
dc.contributor.authorPaixão, Maria Paula-
dc.date.accessioned2023-06-22T16:13:16Z-
dc.date.available2023-06-22T16:13:16Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.isbn978-84-9044-581-5pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/107260-
dc.description.abstractA investigação já há muito que tem mostrado a relação positiva que se estabelece entre o tipo de objetivos e outras variáveis relevantes, como seja a autoeficácia e a utilização de estratégias cognitivas mais complexas ou de processamento mais profundo em tarefas de aprendizagem. O reconhecimento dos efeitos positivos dos objetivos de mestria reúne suporte empírico nos estudos que têm sido realizados, cujos resultados sugerem que os estudantes mais orientados para a mestria são, habitualmente, mais intrinsecamente motivados, mais persistentes perante obstáculos, e apresentam padrões de pensamento e de expectativa mais favoráveis, quando nos referimos às tarefas escolares e à escola na sua globalidade. O objetivo do presente trabalho é o de analisar a relação entre as dimensões de confiança e a orientação motivacional dos objetivos para a escrita, considerados nas duas dimensões avaliadas neste estudo: desempenho e mestria. Os participantes são 286 estudantes universitários (M = 21.47 anos, DP = 4.82) a frequentar instituições de ensino superior localizadas na região Centro de Portugal. Em termos gerais, os resultados revelaram uma ligação mais estreita da confiança, quer a nível das estratégias de escrita, quer das tarefas, com a orientação para a mestria. Mais especificamente, os estudantes com níveis de confiança mais elevados, tanto no plano das estratégias como das tarefas, mostraram uma orientação motivacional predominante para a mestria e uma orientação pouco expressiva (e inversa) para o desempenho. A reflexão sobre estes resultados poderá contribuir para a promoção da aprendizagem do estudante do ensino superior.pt
dc.description.abstractResearch has long shown the positive relationship established between goal orientation and other motivational variables - such as self-efficacy -, and the use of more complex cognitive strategies or deeper processing in learning tasks. The recognition of the positive effects of mastery goals gathers empirical support in the studies that have been carried out, whose results suggest that more mastery-oriented students are usually more intrinsically motivated, more persistent in the face of obstacles, and present more positive patterns of thinking related to school tasks. The aim of this study is to analyze the relationship between the dimensions of confidence and the motivational orientation of the goals for writing, considered in the two dimensions evaluated in this study: performance and mastery. The participants are 286 university students (M = 21.47 years, SD = 4.82) attending higher education institutions located in the Central region of Portugal. In general terms, the results revealed a closer link between trust, both in terms of writing strategies and tasks, with mastery orientation. More specifically, students with higher levels of self-efficacy, both in terms of strategies and tasks, showed a predominant motivational orientation towards mastery and a less expressive (and inverse) orientation towards performance.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherEdiciones de la Universidad de Castilla-La Manchapt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt
dc.subjectEscritapt
dc.subjectTipo de objetivospt
dc.subjectConfiançapt
dc.subjectEnsino superiorpt
dc.subjectWritingpt
dc.subjectGoal orientationpt
dc.subjectSelf-efficacypt
dc.subjectHigher educationpt
dc.titleMotivação para a escrita em estudantes universitários: confiança nas estratégias e tarefas de escrita e o tipo de objetivospt
dc.typebookPartpt
degois.publication.firstPage313pt
degois.publication.lastPage322pt
degois.publication.locationCuencapt
degois.publication.titleEngagement de los alumnos en la escuela: perspectivas sociales y psicológicaspt
dc.peerreviewedyespt
dc.date.embargo2023-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypebookPart-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.researchunitCINEICC – Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioural Intervention-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0002-9995-8221-
crisitem.author.orcid0000-0002-1720-1488-
crisitem.author.orcid0000-0002-3373-8461-
Appears in Collections:I&D CES - Livros e Capítulos de Livros
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Motivacao para a escrita em estudantes universitarios.pdf6.29 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

74
checked on Jul 23, 2024

Download(s)

45
checked on Jul 23, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons