Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/107259
Title: Avaliação da perceção de competências vocacionais com o modelo RIASEC em estudantes do ensino secundário
Authors: Silva, José Tomás da 
Keywords: Alunos do secundário; Perceção de competências; Fiabilidade; RIASEC; Validade estrutural; High school students; Perceived competence; Reliability; RIASEC; Structural validity
Issue Date: 2023
Publisher: Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha
Serial title, monograph or event: Engagement de los alumnos en la escuela: perspectivas sociales y psicológicas
Place of publication or event: Cuenca
Abstract: As perceções de autoeficácia, de competência ou de confiança pessoal são fatores cognitivomotivacionais com impacto em várias áreas do funcionamento humano, designadamente a nível do comportamento escolar e vocacional dos alunos. É frequente fazer-se a sua avaliação conjuntamente com outras variáveis de diferenças individuais, nomeadamente os interesses vocacionais, com base no pressuposto da sua validade incremental para a explicação de variância de resultados vocacionais relevantes. Esta prática é incipiente em Portugal, provavelmente por falta de medidas comensuráveis dos construtos. Este estudo visa colmatar essa lacuna reunindo dados acerca de uma nova medida da perceção de competências vocacionais. Participaram no estudo 299 alunos de ambos os sexos, matriculados em diversos cursos do ensino secundário (10º e 11º anos). Procedeu-se à análise da fiabilidade e da validade estrutural das respostas, nomeadamente quanto ao grau de ajustamento dos dados ao modelo de ordem circular. As implicações dos resultados para o uso do questionário na intervenção de carreira são brevemente discutidas.
Perceptions of self-efficacy, competence or personal confidence are cognitive-motivational factors with impact on several areas of human functioning, including students’ school and vocational behavior. They are often evaluated together with other individual difference variables, namely vocational interests, based on the assumption of their incremental validity for explaining variance in relevant vocational outcomes. This practice is incipient in Portugal, probably due to the lack of commensurable measures of the constructs. This study aims to fill that gap by gathering data on a new measure of perceived vocational competences. The study included 299 students of both genders, enrolled in several high school courses (10th and 11th grades). The reliability and structural validity of the answers were analyzed, namely regarding the degree of adjustment of the data to the circular order model. The implications of the results for the use of the questionnaire in career intervention are briefly discussed.
URI: https://hdl.handle.net/10316/107259
ISBN: 978-84-9044-581-5
Rights: openAccess
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