Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/10722
Title: Relatório de estágio : [estágio realizado entre Março e Setembro de 2007 na empresa] Rui Costa e Sousa & Irmão S.A.
Authors: Sousa, Patrícia Vieira Costa e 
Orientador: Carvalho, Fernando
Amaral, Paulo
Keywords: Rui Costa e Sousa e Irmão S. A., estudo de casos, ondela.; Gestão de empresas.; Comércio do bacalhau.; Indústria do bacalhau.
Issue Date: 28-Nov-2008
Abstract: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular “Estágio Curricular”, com vista à conclusão do Mestrado em Gestão da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. O estágio tem como objectivo primordial complementar a formação académica na medida em que proporciona ao estudante universitário a oportunidade de um primeiro contacto com o mundo empresarial, assim como a oportunidade de poder aplicar os seus conhecimentos adquiridos no percurso da licenciatura e mestrado. O projecto desenvolveu-se durante sete meses, de Março a Setembro de 2007 inclusive e, teve como tema a internacionalização, na empresa Rui Costa e Sousa e Irmão S.A (adiante também designada por RCSI), repartido entre Brasil (na sua filial Brascod) e Portugal, devido a questões de segurança. Este estágio teve como orientadores o Prof. Doutor Fernando Carvalho, orientador científico e docente na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e o Dr. Paulo Amaral, Director Geral da Brascod, filial do grupo Rui Costa e Sousa e Irmão S.A no Brasil. O presente relatório está dividido em cinco partes. A primeira é dedicada ao diagnóstico da situação actual, em que começo por fazer uma abordagem ao historial da empresa, passando a uma análise estratégica, quer interna quer da envolvente sectorial, concluindo a primeira parte com a definição de negócio da empresa. Na segunda parte faço a análise internacional levada a cabo pela RCSI, de salientar que o relatório de estágio destina-se não só a descrever actividades realizadas ao longo do tempo, como enquadrar o trabalho efectuado com todo o conhecimento adquirido durante a licenciatura e mestrado. Assim, passo em revista a prática de exportações da empresa, e caracterizo o processo de investimento directo no Brasil, quer através da análise de distâncias, quer pelo marketing mix desenhado para esta internacionalização. Termino esta parte com a síntese de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças para a empresa no seu contexto actual de presença internacional. A terceira parte é dedicada as tarefas desempenhadas durante o estágio, tendo como principais áreas de trabalho a Administrativa e Comercial, tendo participado também em feiras internacionais. Tendo em conta os planos futuros de alargamento da presença internacional, na quarta parte do trabalho apresentei pistas para a abordagem a futuros processos de internacionalização que me parecem mais adequados e oportunos. Na quinta e última parte apresento uma análise crítica, conclusão e articulação do estágio com cadeiras leccionadas durante a licenciatura e mestrado. São várias as fontes de informação indirecta apresentadas ao longo deste relatório, que foram obtidas em sites da internet destacando-se os da RCSI e do INE, acrescidos de meios de comunicação social e associações empresariais portuguesas e internacionais.
Description: Relatório de estágio no âmbito do mestrado em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/10722
Rights: openAccess
Appears in Collections:FEUC- Teses de Mestrado

Show full item record

Page view(s) 50

475
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.