Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/107012
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dc.contributor.authorRodrigues, Elsa-
dc.contributor.authorMoreira, José António-
dc.date.accessioned2023-05-09T09:59:19Z-
dc.date.available2023-05-09T09:59:19Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.issn1697-8293pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/107012-
dc.description.abstractAs potencialidades do cinema de ficção científica enquanto objeto e ferramenta de exploração pedagógica devem-se à riqueza do género que na linguagem cinematográfica, modelo narrativo e temas tratados, transcende os limites dos outros géneros, oferecendo possibilidades de exploração para diversas áreas disciplinares. Ao apresentar alternativas e extensões epistemologicamente possíveis da realidade oferece reconfigurações imaginadas da humanidade, cosmos, práticas científicas, instrumentos tecnológicos, tradições etnográficas, espaços físicos, organizações sociais, modelos económicos, ideologias, estruturas identitárias e até do espaço e tempo enquanto noções estruturantes da realidade. Com efeito, integrar um filme de ficção científica em contexto educativo pode ser uma estratégia muito adequada para revitalizar a experiência educacional, e é precisamente, a criação de cenários pedagógicos enriquecidos com a presença do cinema e da sua linguagem que pretendemos analisar, descrevendo o seu impacto na construção de uma comunidade de aprendizagem, a partir da análise qualitativa das perceções e narrativas de vinte estudantes a frequentar o Ensino Superior em ambiente de reclusão e tendo como referencial o modelo pedagógico desenvolvido por Moreira (2017). Os resultados revelam que a utilização do cinema de ficção científica, ancorado no modelo pedagógico para a desconstrução de imagens em movimento, pode ter efeitos muito positivos na criação e desenvolvimento de comunidades de aprendizagem em ambiente de reclusão.pt
dc.description.abstractLas posibilidades del cine de ficción científica como objeto y herramienta pedagógica se derivan de la riqueza de un género que, por su lenguaje cinematográfico, su modelo narrativo y los temas que trata, trasciende los límites de otros géneros y permite explorar diferentes disciplinas. Al presentar alternativas y extensiones epistemológicas a la realidad, ofrece reconfiguraciones imaginadas de la humanidad, del cosmos, de las prácticas científicas, de los instrumentos tecnológicos, de las tradiciones etnográficas, de los espacios físicos, de las organizaciones sociales, de los modelos económicos, de las ideologías, de las estructuras identitarias e incluso del espacio y del tiempo en cuanto nociones estructuradoras de la realidad. En efecto, utilizar una película de ficción en el proceso educativo puede ser una adecuada estrategia para revitalizar la experiencia formativa. Es precisamente la creación de escenarios pedagógicos enriquecidos con la presencia del cine y de su lenguaje lo que pretendemos analizar —describiendo su influencia en la construcción de una comunidad de aprendizaje— a partir del estudio cualitativo de las percepciones y narrativas de veinte estudiantes de enseñanza superior en el sistema penitenciario y tomando como referencia el modelo pedagógico desarrollado por Moreira (2017). Los resultados demuestran que el uso del cine de ficción científica anclado en el modelo pedagógico para la deconstrucción de imágenes en movimiento puede tener efectos muy positivos en la creación y el desarrollo de comunidades de aprendizaje dentro del sistema penitenciario.pt
dc.description.abstractThe potential of science fiction cinema as object of analysis and learning tool is due to the richness of the genre. In fact, using imagination as a critical tool, science fiction cinema projects the existential, epistemological, ontological and anthropological anxieties of the world we inhabit in other times and spaces, reaching a public that otherwise would hardly be mobilized for a critical analysis and offering possibilities of exploration for several disciplinary areas. Using ‘what if’ hypothesis, science fiction stimulates the viewer ‘s critical thinking by presenting epistemologically possible reconfigurations of humanity, cosmos, scientific practices, technological tools, ethnographic traditions, physical spaces, social organizations, economic models, ideologies, identity structures and even space and time as ontological and epistemological notions. For those reasons, the use of science-fiction films in an educational context can be a very appropriate strategy to invigorate the educational experience, and it is precisely, the creation of pedagogical scenarios enriched with the presence of the cinema that we intend to analyse, describing its impact on the construction of a learning community. The study is based on the qualitative analysis of the perceptions and narratives of twenty students in confinement (an environment of imprisonment), having as reference the pedagogical model developed by Moreira (2017). The results show that the use of science fiction films cinema, anchored in the pedagogical model for the deconstruction of moving images, can have very positive effects on the creation and development of learning communities in reclusion environments.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherScientific Association Icono14pt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt
dc.subjectCinema de ficção científicapt
dc.subjectModelo pedagógicopt
dc.subjectComunidade de aprendizagempt
dc.subjectReclusãopt
dc.subjectEducação nas prisõespt
dc.subjectCine de ficción científicapt
dc.subjectModelo pedagógicopt
dc.subjectComunidad de aprendizajept
dc.subjectSistema penitenciariopt
dc.subjectEducación en las prisionespt
dc.subjectScience fiction cinemapt
dc.subjectPedagogical modelpt
dc.subjectLearning communitypt
dc.subjectReclusionpt
dc.subjectPrison educationpt
dc.titlePotencialidades do Cinema de Ficção Científica em Contexto de Reclusão e o seu Impacto na Construção de Comunidades de Aprendizagempt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage130pt
degois.publication.lastPage153pt
degois.publication.issue2pt
degois.publication.titleIcono14pt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.7195/ri14.v17i2.1353pt
degois.publication.volume17pt
dc.date.embargo2019-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypearticle-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
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