Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/106859
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dc.contributor.authorZeferino, João António Duarte-
dc.contributor.authorRosa, Ricardo José-
dc.date.accessioned2023-04-27T10:28:17Z-
dc.date.available2023-04-27T10:28:17Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.issn1980-5098-
dc.identifier.issn0103-9954-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/106859-
dc.description.abstractOs incêndios florestais são uma preocupação crescente e uma ameaça constante aos seres humanos, às florestas e aos seus ecossistemas. Com as alterações climáticas há um aumento na suscetibilidade de incêndios florestais, com maior probabilidade de serem mais frequentes e alcançarem maiores dimensões. A sustentabilidade da floresta, como bem estratégico de um país, requer o planeamento e gestão de forças de proteção e socorro que possam defender eficientemente a floresta, mas também a população e o meio ambiente. Em particular, as ações iniciais de combate a incêndios são cruciais para extinguir as ocorrências em um curto espaço de tempo, enquanto são de pequenas dimensões, mas o seu sucesso depende de vários fatores, incluindo as características das aeronaves e a sua distância até aos locais de incêndio. Portanto, é imprescindível que esses recursos estejam estrategicamente localizados. Este trabalho pretende desenvolver um modelo matemático de otimização para a localização de aeronaves de combate a incêndios florestais. O modelo visa encontrar uma solução para a localização das diferentes aeronaves que maximizem a cobertura de acordo com os níveis de perigosidade de incêndio das diferentes áreas de uma região. O modelo é resolvido através de métodos gerais de resolução providenciados pelo software comercial FICO Xpress. A sua potencial aplicabilidade é validada através da apresentação detalhada de um estudo de caso de Portugal.pt
dc.description.abstractForest fires are a growing concern and a constant threat to humans, to forests and to their ecosystems. Along with climate change there is an increase in the susceptibility of wildfires, with a higher likelihood of them being more frequent and reaching larger dimensions. The sustainability of the forests, as strategic assets of a country, requires the planning and management of protection and relief forces that can efficiently defend the forest, but also the population and the environment. In particular, the initial firefighting actions are crucial to extinguish the occurrences in a short time while they are of small dimensions. But their success depends on several factors, including the aircraft characteristics and their distance to the fire locations. Therefore, it is imperative that these resources are strategically located. This work intends to develop a mathematical optimization model for the location of aircraft for wildfire combat. The model aims to find a solution for the location of the different aircraft that maximize the coverage according to the fire hazard levels of the different areas within a region. The model is solved through general resolution methods provided by FICO Xpress commercial software. Its potential applicability is validated through the detailed presentation of a case s tudy from Portugal.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Maria - Editora Central de Periódicos da UFSMpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt
dc.subjectModelo de otimizaçãopt
dc.subjectFogospt
dc.subjectCombate aéreopt
dc.subjectOptimization modelpt
dc.subjectForest firespt
dc.subjectAerial firefightingpt
dc.titleModelo matemático para otimizar a localização de aeronaves para combate a incêndios florestaispt
dc.title.alternativeMathematical model to optimize the location of aircraft for wildfire combatpt
dc.typearticlept
degois.publication.firstPage1516pt
degois.publication.lastPage1527pt
degois.publication.issue4pt
degois.publication.titleCiencia Florestalpt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.5902/1980509833185-
degois.publication.volume29pt
dc.date.embargo2019-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypearticle-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.author.researchunitMARE - Marine and Environmental Sciences Centre-
crisitem.author.orcid0000-0002-9482-8540-
crisitem.author.orcid0000-0003-4618-5381-
Appears in Collections:I&D CITTA - Artigos em Revistas Internacionais
FCTUC Eng.Civil - Artigos em Revistas Internacionais
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