Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/105278
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOlim, Marta-
dc.contributor.authorGuadalupe, Sónia-
dc.contributor.authorDaniel, Fernanda-
dc.contributor.authorCarvalho, Monica-
dc.contributor.authorRocha, Silvia-
dc.contributor.authorMacário, Fernando-
dc.date.accessioned2023-02-14T11:20:50Z-
dc.date.available2023-02-14T11:20:50Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.issn01047809-
dc.identifier.issn19803990-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/105278-
dc.description.abstractA elevada prevalência da doença renal crónica e a relevância social do seu tratamento exigem um aprofundamento do conhecimento sobre a população doente, tendo em conta a sua complexidade holística. O estudo pretendeu analisar os níveis de complexidade no processo de intervenção social com pessoas com doença renal crónica numa perspetiva de gênero e de escolaridade. A amostra integrou 584 doentes com idades compreendidas entre os 19 e os 93 anos, maioritariamente do sexo masculino, casados e com o 1.º ciclo ensino básico. Os participantes, com diagnóstico de doença renal crónica, foram avaliados através de um protocolo que inclui um questionário sociodemográfico e a Matriz de Complexidade Associada ao Processo de Intervenção Social com Doentes Renais Crónicos (MCAPIS_DRC). Encontrou-se uma associação estatisticamente significativa entre os três níveis de complexidade avaliados e as variáveis sexo (p = 0,002, phi = 0,146) e escolaridade (p > 0,001, phi = 0,277). Verificou-se, igualmente, uma interação entre a escolaridade e o índice de complexidade consoante o sexo (F(5, 572) = 6,647 p = < 0,001, ƞp2 = 0,113). As mulheres apresentaram maiores pontuações no índice e as pessoas com maiores níveis de escolaridade pontuam menos no índice. A evidência permite ter uma abordagem diferenciadora na avaliação e intervenção social, priorizando grupos e situações problema.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherEditora do Centro Universitario Sao Camilopt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt
dc.subjectGêneropt
dc.subjectEscolaridadept
dc.subjectDoença Renal Crónicapt
dc.subjectComplexidadept
dc.subjectServiço Socialpt
dc.titleThe complexity of social intervention according to gender and education of chronic kidney disease patientspt
dc.typearticlept
degois.publication.firstPage120pt
degois.publication.lastPage129pt
degois.publication.titleMundo da Saudept
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.15343/0104-7809.202145120129-
degois.publication.volume45pt
dc.date.embargo2021-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypearticle-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.author.researchunitCEISUC - Center for Health Studies and Research of the University of Coimbra-
crisitem.author.researchunitCEISUC - Center for Health Studies and Research of the University of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0003-4898-3942-
crisitem.author.orcid0000-0002-2202-1123-
Appears in Collections:I&D CEISUC - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
1054-Texto do artigo-2126-1-10-20210405.pdf400 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

55
checked on May 7, 2024

Download(s)

54
checked on May 7, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons