Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/105158
Title: Efeitos da Aprendizagem Cooperativa nos resultados académicos e sociais dos alunos [Estudos com professores e alunos do Ensino Básico]
Authors: Gonçalves, Sofia Margarida Correia
Orientador: Bidarra, Maria da Graça Amaro
Vieira, Cristina Maria Coimbra
Keywords: aprendizagem cooperativa; resultados académicos e sociais; orientação de objetivos; emoções de realização; formação de professores; cooperative learning; social and academic results goals orientation; achievement emotions; teachers training
Issue Date: 26-Feb-2021
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A presente tese de doutoramento assenta na aplicação de estratégias de aprendizagem cooperativa como ferramenta, promotora do sucesso educativo, a utilizar nas práticas pedagógicas dos docentes do 1.º ciclo do ensino básico. Com efeito, a aprendizagem cooperativa tem vindo a assumir um papel importante nos referenciais emanados pelo Ministério da Educação, onde se propõe o desenvolvimento de competências orientadas para a cooperação ao longo do processo de aprendizagem dos alunos. Vários estudos, alguns deles descritos neste trabalho, têm demonstrado que as diferentes estratégias de aprendizagem cooperativa se revelam eficazes quer na aquisição de competências cognitivas, quer na aquisição de competências sociais. A aprendizagem cooperativa surge como uma metodologia potenciadora de respostas positivas aos desafios que diariamente os docentes enfrentam para promover o sucesso dos alunos. O tema desta investigação prende-se com os efeitos das estratégias de aprendizagem cooperativa nos resultados académicos e sociais (orientação de objetivos; emoções de realização e autoeficácia) junto dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico, tendo-se desenvolvido estudos com professores e alunos. Numa primeira fase da componente empírica, apresenta-se uma oficina de formação destinada a docentes do 1.º ciclo e a sua avaliação com base no modelo de Kirkpatrick, desenvolvida no Centro de Formação Minerva, em Coimbra. Num segundo momento, descreve-se o estudo não experimental que tem como objetivo central conhecer as relações entre emoções, orientação de objetivos, autoeficácia e resultados escolares. Por fim, é descrito o estudo quase experimental que pretendeu conhecer os efeitos das estratégias de aprendizagem cooperativa nos resultados académicos e sociais dos alunos, tendo sido, para tal, aplicadas estratégias de aprendizagem cooperativa em duas turmas 4.º ano de escolaridade, usando como grupo de controlo igualmente duas turmas, do mesmo ano de escolaridade. As duas docentes das turmas onde houve intervenção participaram 6 meses antes na oficina de formação e pertenciam ao ensino privado, tal como as docentes do grupo controlo. Dos estudos efetuados por nós evidenciaram-se ganhos com professores e alunos em várias dimensões decorrentes quer da formação desenvolvida, quer da aplicação das estratégias em contexto de sala de aula na lecionação de conteúdos de estudo do meio, durante um período letivo. A triangulação de dados quantitativos obtidos através dos questionários usados para a operacionalização das variáveis e de informação qualitativa recolhida através de instrumentos semi-estruturados e abertos permitiu concluir que, para além da melhoria do rendimento escolar dos alunos, na área curricular mencionada, os docentes relataram aspetos positivos e significativos no envolvimento e motivação dos alunos com a aprendizagem, bem como a criação de ambientes colaborativos entre pares pedagógicos. Para concluir, discutimos os resultados apresentados, as limitações do estudo e sugerimos recomendações para futuras investigações, no enquadramento da legislação atual da formação contínua de professores e das orientações emanadas nos principais referenciais para a promoção do sucesso escolar. Também se destaca, no âmbito da capacitação de professores para o exercício da prática pedagógica, o potencial de transferência das aprendizagens para o fomento de um ambiente colaborativo na escola.
This doctoral thesis is based on the application of cooperative learning strategies as a tool that promotes educational success, to be used in the pedagogical practices of teachers in the first years of primary school. Cooperative learning has gained an important role in recent recommendations outlined by the Ministry of Education, where it is proposed the development of skills oriented towards cooperation throughout the students' learning process. Several studies described in this thesis have demonstrated that different cooperative learning strategies are, in fact, successful not only in what refers to the acquisition of cognitive competences, but also of social competences. Cooperative learning appears as a potential methodology capable of giving positive answers to the daily challenges teachers face to promote school success of pupils. This research study was developed with teachers and students from the 4th grade of primary school and deals with the effects that strategies of cooperative learning have on academic and social results (goals orientation, achievement emotions and self-efficacy). In the first stage of the empirical component, it is described a workshop that was conceived for teachers from 1st to 4th grade and its evaluation based on Kirkpatrick model. It was developed at “Centro de Formação Minerva”, in Coimbra. In a second moment, there is presented a non-experimental study which central purpose was to understand the relation among achievement emotions, goals orientation, self-efficacy and school results. Finally, it is described the quasi-experimental study which aim was to understand the effects of the cooperative learning strategies in the academic and social results of the students. To achieve this task, cooperative learning strategies were applied to an intervention group composed by two classes of 4th year grade students and at the same time one other group (composed by two classes of the same grade) was used as control group. The two teachers of the classes where the intervention took place participated 6 months earlier in the training workshop and they worked in private schools, as did the teachers in the control group. The studies undertaken showed gains with teachers and students in various dimensions resulting from both the training developed and the application of strategies in the classroom contexts, in the teaching of environmental studies, during an academic period. The triangulation of quantitative data obtained through the questionnaires used for the operationalization of variables and qualitative information collected through semi-structured and open instruments allowed us to conclude that, in addition to improving students' academic performance, in the mentioned curriculum area, the teachers reported positive and significant aspects in the involvement and motivation of students with learning, as well as the creation of collaborative environments between pedagogical peers. To conclude, we discuss the main results of this research, its methodological limitations and we make recommendations for future studies, within the framework of the current legislation for the continuous training of teachers and the guidelines issued in the main legal documents for the promotion of school success. It is also highlighted, in the scope of teacher training for the exercise of pedagogical practice, the potential for transferring learning to foster a collaborative environment at school.
Description: Tese de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade em Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/105158
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento
FPCEUC - Teses de Doutoramento

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