Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/105155
Title: Pedagogia da articulação: a Universidade Popular dos Movimentos Sociais e a ecologia de saberes na prática
Authors: Merladet, Fabio Andre Diniz
Orientador: Santos, Boaventura de Sousa
Araújo, Sara Alexandre Domingues
Keywords: pedagogia da articulação; epistemologias do Sul; ecologia de saberes; educação popular; movimentos sociais; pedagogy of articulation; epistemologies of the South; ecology of knowledges; popular education; social movements
Issue Date: 20-Jul-2020
Project: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/PD/PD%2FBD%2F52256%2F2013/PT 
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O presente trabalho, inspirado pelas epistemologias do Sul, pela educação popular e pelas perspectivas pós-coloniais, versa sobre a Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS), uma experiência contra-hegemônica de universidade proposta em janeiro de 2003, durante a 3ª edição do Fórum Social Mundial. A UPMS define a si mesma como um bem comum dos movimentos sociais na luta por outro mundo possível e constitui um espaço para o aprofundamento da reflexão, do debate democrático de ideias, da formulação de propostas, da troca livre de experiências e do diálogo e articulação para ações eficazes de ativistas, intelectuais, artistas, entidades, organizações e movimentos sociais locais, nacionais e globais que se opõem ao neoliberalismo, ao colonialismo, ao patriarcado e a todas as formas de opressão. Uma experiência pedagógica, epistemológica e política de inteligibilidade recíproca entre as lutas sociais, de produção coletiva de conhecimentos contra-hegemônicos e de articulação da diversidade de saberes e práticas que se erguem a favor da dignidade. A partir do questionamento sobre a capacidade da UPMS de contribuir para a construção de uma ecologia de saberes na prática, este trabalho procura compreender se a UPMS possibilita a participação plural, horizontal e democrática das experiências contra-hegemônicas do mundo, bem como a aprendizagem e articulação entre elas. Através da sociologia das ausências são analisados os métodos, processos, práticas, dinâmicas e interações da UPMS que tiveram até agora menos visibilidade; e através da sociologia das emergências é avaliado na UPMS o que existe de forma ainda latente enquanto possibilidade para o futuro. Recorro, assim, ao termo pedagogia da articulação para indicar a forma específica que assume a prática educativa nas oficinas da UPMS. A tese está estruturada em duas partes: na primeira são analisados os alicerces políticos (Fórum Social Mundial), teóricos (esforços críticos anti-imperiais), epistemológicos (epistemologias do Sul) e pedagógicos (educação popular) que fundamentam a UPMS, bem como as singularidades, inovações e possíveis contribuições da UPMS em relação a eles e aos debates e desafios que suscitam. Uma discussão metodológica faz a transição entre as duas partes, descrevendo os percursos, objetivos, hipóteses e opções metodológicas da investigação realizada. Na segunda parte são abordadas as práticas da UPMS através do resgate de sua história, das aprendizagens recíprocas de suas oficinas, das produções coletivas que dela surgem e das formas de articulação por ela possibilitadas. Por fim, a título de conclusão, são apontados os desafios e utopias da UPMS, visando contribuir para o debate sobre o futuro da experiência.
Inspired by epistemologies of the South, popular education, and postcolonial perspectives, this thesis is about the Popular University of Social Movements (UPMS), a counter-hegemonic experience of university proposed in January 2003, during the 3rd edition of the World Social Forum. The UPMS defines itself as a common good of social movements in the struggle for another possible world and constitutes a space for deepening reflection, democratic debate of ideas, formulation of proposals, free exchange of experiences and dialogue and articulation for effective actions by local, national and global activists, intellectuals, artists, entities, organizations and social movements who oppose neoliberalism, colonialism, patriarchy and all forms of oppression. A pedagogical, epistemological and political experience of reciprocal intelligibility between social struggles, the collective production of counter-hegemonic knowledge and the articulation of the diversity of knowledge and practices that rise in favor of dignity. From the questioning about the ability of the UPMS to contribute to the construction of an ecology of knowledge in practice, this thesis seeks to understand if the UPMS enables the plural, horizontal and democratic participation of counter-hegemonic experiences in the world, as well as the learning and articulation between them. Through the sociology of absences are analyzed the methods, processes, practices, dynamics and interactions of the UPMS that until now had less visibility; and through the sociology of emergences the UPMS evaluates what still latently exists as a possibility for the future. I therefore refer to the term pedagogy of articulation to indicate the specific form that educational practice takes in UPMS workshops. The thesis is structured in two parts: the first analyzes the political (World Social Forum), theoretical (critical anti-imperial efforts), epistemological (epistemologies of the South) and pedagogical (popular education) foundations that underlie the UPMS, as well as the singularities, innovations and possible contributions of the UPMS in relation to them and the debates and challenges they raise. A methodological discussion does the transition between the two parts, describing the paths, objectives, hypotheses and methodological options of the research carried out. In the second part, the UPMS practices are approached through the recovery of its history, the reciprocal learning of its workshops, the collective productions that arise from it and the ways of articulation that it enables. Finally, by way of conclusion, the challenges and utopias of the UPMS are pointed out, aiming to contribute to the debate about the future of the experience.
Description: Tese no âmbito do Programa de Doutoramento em Pós-Colonialismos e Cidadania Global apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/105155
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento
FEUC- Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat
1 1 Tese Versão definitiva 07-2020 - Com capa.pdf37.03 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

100
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

64
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons