Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/105115
Title: Das aporias da responsabilidade à "fábula do sujeito": a gênese conjunta da subjetividade e da responsabilidade segundo Derrida
Authors: Vieira, Denise Vicentino Dardeau
Orientador: Alves, Maria Fernanda Bernardo
Lobo, Rafael
Keywords: Desconstrução; J. Derrida; Subjetividade; Responsabilidade; Ética
Issue Date: 12-Apr-2018
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Esta tese tem como objetivo geral refletir sobre o tema da subjetividade e da responsabilidade no escopo do pensamento de Jacques Derrida. A hipótese a ser defendida refere-se à percepção de que a subjetividade se constitui a partir da sua gênese conjunta com a responsabilidade, demonstrando que o dito “sujeito” em sede desconstrutiva é um “sujeito” ex-apropriado de si (em primeiro lugar pela experiência da língua) e obrigado a responder ao outro, pelo outro e diante do outro (posteriormente pensado como “absolutamente todo e qualquer outro”), salientando assim a primazia do outro relativamente ao dito “sujeito”, dando a pensar o registro “hetero-autonômico” da desconstrução. Esta formulação permitirá repensar os fundamentos teóricos de uma concepção de subjetividade autônoma e ipsocrática, bem como a concepção tradicional de ética e de responsabilidade. Através dos “conceitos” de escrita, rastro e différance, a reformulação destes fundamentos teóricos partirá da desconstrução do logo-fonocentrismo do pensamento metafísico ocidental, ancorado no ideal de presença. Neste sentido, a trajetória desta tese se constrói no intuito de demonstrar que, no âmbito da desconstrução, o dito “sujeito” é pensado a partir da experiência de ex-apropriação de si tendo em conta a anterioridade da vinda do outro que me obriga a uma relação de responsabilidade, atestando, neste gesto, um outro sentido de “responsabilidade”, de “subjetividade” e de “ética”. Em suma, afirma-se que o dito “sujeito” só é “sujeito” na medida em que se assujeita, se expõe, se abre à resposta, à vinda do outro, ao seu chamamento e convocação os quais são impossíveis de evitar – só assim, isto é, só no desvio, na différance e na ex-apropriação de si é que se pode falar em singularidade, identidade e unicidade no escopo do pensamento derridiano, tecendo, desde então, uma outra concepção ou um outro entendimento acerca do “sujeito” e da “responsabilidade” que diferem da perspectiva tradicional. Por isso, numa perspectiva hetero-autonômica, o dito “sujeito” não poderá mais ser pensado como presença a si, como origem de si e do mundo, como voz da consciência que dá a si a sua própria lei, como estância ou estabilidade, como propriedade, calculabilidade, liberdade, vontade, etc. Para Derrida, estes predicados que caracterizam tradicional e historicamente o dito “sujeito” não é outra coisa senão uma fábula, construída a partir de uma matriz de pensamento logo-fonocêntrica na qual se consubstanciam as ideias de presença, origem, verdade, voz, consciência.
Description: Tese de Doutoramento em Filosofia apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e ao Departamento de Filosofia, Informação e Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em regime de cotutela.
URI: https://hdl.handle.net/10316/105115
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento
FLUC Secção de Filosofia - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE - VERSÃO PARA BIBLIOTECA UC - errata (1).pdf30.25 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

118
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

166
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.