Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/105073
Title: A dimensão intrínseca : validade do conceito de proporção na arquitetura portuguesa a partir de meados do século xx
Authors: Maia, Joana Filipa da Silva Ramísio da
Orientador: Murtinho, Vítor Manuel Bairrada
Keywords: Proporção; Geometria; Arquitetura; Proportion; Geometry; Architecture
Issue Date: 22-Mar-2022
Project: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH%2FBD%2F77756%2F2011/PT 
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A presente investigação visa analisar a validade do conceito de proporção - enquadrado apenas na genealogia euclidiana de labor artesanal - na prática do projeto arquitetónico contemporâneo, balizando o objeto de estudo no universo português a partir de meados do século XX. Dominante no curso da história da arquitetura embora questionado teoricamente a partir do século XVII, este é um conceito que, muito por força de uma fação algo obsessiva e especulativa atuante em fase avançada do século XIX e primeira metade do século XX, viu o preconceito anunciar-lhe a decadência teórica atirando o tema para a obscuridade. Enaltecida no passado a proporção de linhagem clássica, agora confrontada com o novo paradigma pós-moderno (avesso a meta-narrativas), há décadas que parecia não encontrar o seu lugar. O termo, como veremos, mostrando desde cedo uma persistente dificuldade de definição, tendeu à opção pela sua significação estrita (sistémica), contribuindo não só para o sedimentar de ideias erróneas, como para ocultar as suas múltiplas camadas, isto é, a sua inesgotável riqueza. Na teoria, preconceitos delineados em três grandes frentes incutiram a prevalência de um clima de desconfiança. Contribuições dos sistemas proporcionais recentes mais significativos, embora celebrados pela valia intelectual, acabariam por ver-se simultaneamente questionados tanto nos seus propósitos de universalidade como de sistematicidade. O desconforto da regra, lida como fórmula, surtia contestação ignorando as reais potencialidades das ferramentas. No exercício da prática, contudo, o trabalho foi-se desenvolvendo em silêncio, comprovando capacidades de renovação. Enquanto pesquisa eminentemente analítica, foram selecionados nove dos arquitetos portugueses de maior reconhecimento para observação de metodologias diferenciadas, particularizadas em duas obras por autor: João Álvaro Rocha, João Mendes Ribeiro, Raúl Hestnes Ferreira, João Luís Carrilho da Graça, Manuel Tainha, Gonçalo Byrne, Aires Mateus, Eduardo Souto de Moura e Álvaro Siza Vieira. Uma amostra suficientemente robusta para a validação do conceito na contemporaneidade, expondo simultaneamente um traço de caráter da arquitetura portuguesa. Conforme veremos, uma dimensão intrínseca ressoa na composição dos exemplos analisados, num trabalho que se expande da manipulação dos sistemas geométricos para a subtileza de estratégias mais vastas, capazes de instituir ordenação e significado a uma resolução equilibrada entre as partes e o todo. Uma contribuição técnica, instigadora à supremacia poética. Partindo de uma análise crítica ao estado da arte, enquanto meio à formulação justificada da problemática, a tese objetiva-se no exercício da análise, um processo cumprido como trabalho de laboratório visando delinear diretrizes instrumentais e metodológicas, passíveis de confirmar a validade da proporção para o exercício da arquitetura na atualidade. Uma síntese conclusiva define a nota de fecho, servindo de base a investigações futuras com vista a uma revisão atualizada da teoria. Confirmada essa validação, vêem-se descodificados instrumentos e métodos capazes de fornecer pistas valiosas à prática profissional do arquiteto de hoje, ancorando o tema numa continuidade clássica com o passado, capaz de vislumbrar vínculos sólidos para o futuro da disciplina.
This research aims to analyze the validity of the concept of proportion - framed only in the Euclidean genealogy of artisanal labour - in the practice of contemporary architectural design, locating the object of study in the Portuguese universe from the mid-twentieth century on. Dominant throughout the course of architectural history, although theoretically questioned from the 17th century on, this is a concept that, much by force of a somewhat obsessive and speculative faction acting in the late 19th century and first half of the 20th century, saw prejudice against it announce its theoretical decadence, throwing the theme into obscurity. Praised in the past, proportion of classical lineage, now confronted with the new postmodern paradigm (averse to meta-narratives), spent decades seemingly unable to find its place. The term, as we shall see, showing from early on a persistent difficulty of definition, tended to opt for its strict (systemic) meaning, contributing not only to the sedimentation of erroneous ideas, but also to hide its multiple layers, that is, its inexhaustible richness. In theory, prejudices outlined on three major fronts have instilled the prevalence of an atmosphere of distrust. Contributions from the most significant recent proportional systems, while celebrated for their intellectual worth, would eventually find themselves simultaneously questioned in both their purposes of universality and systematicity. The discomfort regarding the rule, understood as a formula, resulted in contestation that ignored the real potentialities of the tools. In practice, however, the work kept developing silently, proving its capacities for renewal. As an eminently analytical research, nine of the most renowned Portuguese architects were selected for observation of different methodologies, particularised in two works per author: João Álvaro Rocha, João Mendes Ribeiro, Raúl Hestnes Ferreira, João Luís Carrilho da Graça, Manuel Tainha, Gonçalo Byrne, Aires Mateus, Eduardo Souto de Moura and Álvaro Siza Vieira. A sufficiently robust sample for the validation of the concept in contemporaneity, simultaneously exposing a character trait of Portuguese architecture. As we shall see, an intrinsic dimension resonates within the composition of the analysed examples, in a work that expands from the manipulation of geometric systems to the subtlety of broader strategies, capable of instituting order and meaning to a balanced resolution between the parts and the whole. A technical contribution, instigating poetic supremacy. Starting from a critical analysis of the state of the art, as a means to the justified formulation of the problematic, the thesis centers towards the exercise of the analysis, a process fulfilled as laboratory work aiming at outlining instrumental and methodological guidelines, capable of confirming the validity of the proportion for the exercise of architecture today. A conclusive synthesis defines the closing note, serving as a basis for future research seeking an updated review of the theory. Once this validation is confirmed, we see the decoding of instruments and methods capable of providing valuable clues to the professional practice of today's architect, anchoring the theme in a classical continuity with the past, capable of glimpsing solid links for the future of the discipline.
Description: Tese de Doutoramento em Arquitetura, apresentada ao Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/105073
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento
FCTUC Arquitectura - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Joana Maia vol 01.pdf176.07 MBAdobe PDFView/Open
Joana Maia vol 02.pdf191.39 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

177
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

137
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.