Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104363
Title: "Enseñando, fomenta": A atuação do associativismo no desenvolvimento agrícola oitocentista em duas regiões ibéricas limítrofes – o Alentejo e a Extremadura.
Authors: Faísca, Carlos Manuel 
Keywords: Agricultura; História Agrária; História Económica; Associativismo
Issue Date: Dec-2022
Project: info:eu-repo/grantAgreement/EC/H2020/760090/EU/Rescuing seeds’ heritage: engaging in a new framework of agriculture and innovation since the 18th century 
Serial title, monograph or event: Revista de História da Sociedade e da Cultura
Volume: 2
Issue: 22
Abstract: Reforçado pela ascensão do constitucionalismo, o movimento associativo expandiu-se no século XIX nos mais variados campos de atuação. O progresso económico era um dos principais objetivos das associações oitocentistas que, no contexto ibérico de sociedades essencialmente agrárias, apostaram na evolução da agricultura como motor do desenvolvimento. Neste artigo estuda-se, em perspetiva comparada, a ação do associativismo agrícola em duas das mais extensas regiões agrícolas de Espanha e Portugal, respetivamente Extremadura e Alentejo. Conclui-se que, embora aquém dos objetivos definidos, o associativismo agrícola na região espanhola não só foi mais precoce, como também mais ativo. No entanto, futuras investigações deverão ser conduzidas de forma a cimentar a ideia da existência de um associativismo agrícola espanhol mais dinâmico.
URI: https://hdl.handle.net/10316/104363
ISSN: 1645-2259
DOI: 10.14195/1645-2259_22-2_12
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Ensenando Fomenta_CMFaisca_2022.pdf1.44 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.